(48) 99997-9868 carcasa@carcasa.com.br

7 tipos de marketing de conteúdo

jul 6, 2021 | Blog, Marketing digital

O marketing de conteúdo pode ajudar sua empresa de várias maneiras. Pode ajudá-lo a estabelecer uma marca forte, conectar-se com seu público-alvo e obter leads qualificados, para citar alguns. Você pode empregá-lo como um dos principais componentes de sua estratégia de marketing. Criar conteúdo valioso e consistente que seu público-alvo achará relevante não só os atrairá, mas também os reterá.

O marketing de conteúdo é bastante simples. Você simplesmente precisa criar conteúdo e projetá-lo de forma a atrair seu público-alvo e transformá-lo em clientes pagantes. Isso exigirá tempo, esforço, às vezes dinheiro e paciência de sua parte. Mas, depois de desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo poderosa, seus benefícios podem aproveitar os muitos benefícios que ela oferece.

Existem muitas maneiras de fazer marketing de conteúdo. Alguns dos mais populares são os seguintes:

  • Blogging
  • Vlogging
  • Marketing de email
  • eBooks
  • Webinars

O tipo em que você deseja se concentrar dependerá de seus negócios e recursos. Não há um tamanho único aqui. Além disso, o que funciona para seu concorrente pode não funcionar para você e vice-versa.

Então, para tornar as coisas um pouco mais fáceis para você, listamos o melhor tipo de marketing de conteúdo que você pode usar hoje para ajudar a expandir seus negócios.z

 

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é um método de marketing indireto. Ele se aplica à forma como os usuários online buscam informações na internet, bem como a forma como as compartilham. Além disso, inclui a criação de materiais online relevantes para a sua marca. Elas podem ser escritas, em vídeo ou visuais.

No entanto, o marketing de conteúdo não é uma questão de venda pesada. Você não pode simplesmente dizer aos seus clientes em potencial para comprar isso agora. Além disso, não se trata apenas de sua marca ou produtos. O foco aqui são seus clientes e não você.

Portanto, o que você deseja é criar consciência sobre sua marca, fornecendo-lhes informações que considerem valiosas. Você quer estimular o interesse deles. Da mesma forma, você deve garantir que eles possam encontrá-lo facilmente online, tornando-os amigáveis ​​aos mecanismos de pesquisa.

Simplificando, o marketing de conteúdo é uma ferramenta promocional. Você pode utilizá-lo para envolver seu público-alvo, oferecendo de forma consistente conteúdo valioso e útil que pode ajudar ou inspirar suas vidas diárias.

Marketing de conteúdo é o mesmo que publicidade?

O marketing de conteúdo é um pouco diferente da publicidade tradicional. Não pense nisso como um substituto para a publicidade ou como chegar a seus clientes atuais e novos. Em vez disso, o marketing de conteúdo ajuda a melhorar seus esforços de marketing sem a pressão.

O objetivo final do marketing de conteúdo é fornecer informações, aumentar seu alcance, criar consciência de marca e divulgar seu nome, produtos ou serviços. É um esforço de longo prazo. Mas, com paciência e trabalho árduo, você será capaz de se estabelecer como uma autoridade em seu nicho e, eventualmente, adquirir novos clientes.

O principal conceito do marketing de conteúdo é ajudar os consumidores a encontrar a melhor solução possível para seus problemas. Portanto, você deseja que eles se lembrem de sua empresa quando precisarem comprar algo relacionado à sua marca, negócio, nicho, produto do setor ou serviço. Basicamente, do ponto de vista do profissional de marketing, você parece mais um educador do que um vendedor.

Tipos de marketing que você pode usar para expandir seus negócios

 

1- Blogging e postagem de convidados

O blogging é uma excelente ferramenta para incluir na sua estratégia de marketing digital. E a melhor coisa é que é grátis. Embora criar um blog de alto desempenho possa demorar um pouco, ele apresentará muitas oportunidades ao seu negócio, quando feito da maneira correta.

Junto com isso, você pode considerar a publicação de um convidado ou pedido para ser citado ou entrevistado em outros blogs e sites associados à sua especialidade ou nicho. Em seguida, crie uma página de mídia no site oficial de sua empresa e vincule seu artigo a ela. Em seguida, compartilhe esta página com seus clientes e clientes potenciais através das redes sociais.

Contribuir para outros blogs oferece os seguintes benefícios:

  • Impulsiona o reconhecimento de sua marca ou empresa, vinculando-os de volta ao seu próprio site
  • Você será capaz de maximizar seu alcance, permitindo que novos públicos saibam que você possui todas as habilidades e conhecimentos relacionados ao seu setor ou nicho

 

2- Marketing de email

O marketing por email é outra ferramenta sólida a adicionar ao seu arsenal de marketing digital. Isso permitirá que você colete informações essenciais de seu público-alvo enquanto apresenta sua marca a eles. Além disso, você poderá criar rapidamente um relacionamento com seus clientes por meio do marketing por e-mail. Este é um elemento vital para transformá-los em clientes pagantes e também retê-los.

 

3- Página comercial no Facebook

Configurar uma página de negócios no Facebook é uma obrigação nos dias de hoje. Independentemente do que você está oferecendo ou vendendo, há uma forte possibilidade de que o Facebook seja o lugar onde você encontrará seus clientes em potencial.

Embora a popularidade de algumas plataformas de mídia social esteja aumentando, o Facebook ainda as vence quando se trata de usuários ativos. E estamos falando de mais de 2 bilhões de usuários ativos aqui por mês!

Portanto, se sua empresa tem uma página dedicada no Facebook, você pode alcançar seu público-alvo e clientes em potencial de maneira mais envolvente. Você poderá começar a conversar com eles para um envolvimento muito mais profundo.

 

4- Marketing de Vídeo

O marketing de vídeo ou vlogging está indo muito bem agora. Isso porque os vídeos permitem que você mostre seus produtos, serviços ou ideias ainda melhor do que qualquer palavra poderia fazer. Você pode usar todos os melhores adjetivos, mas nada supera ver o produto real em ação.

Hoje em dia, você verá toneladas de vídeos em diferentes canais de mídia social, onde várias empresas demonstram e promovem seus produtos ou serviços.

A maneira mais fácil de criar um vídeo é através do seguinte:

  • Facebook Live
  • IG TV
  • Instagram Story

Criar vídeos permitirá que você mostre um lado diferente de você para seus seguidores. Da mesma forma, isso dará um rosto à sua marca, o que, por sua vez, proporciona um envolvimento profundo. Portanto, certifique-se de integrar sua estratégia de marketing de conteúdo ao marketing de vídeo.

5- Gráficos de mídia social

Os gráficos vêm em vários tipos. Eles não apenas podem agregar valor ao seu público, mas também são um meio excelente de envolvê-los. Alguns gráficos que você pode usar são:

  • Pontas
  • Infográficos
  • Citações
  • Gifs
  • Memes
  • Perguntas estimulantes

Se você deseja atrair um público mais amplo, certifique-se de tornar as imagens que você publica ou compartilha diversificadas. Se você não é bom em projetar gráficos, pode criar facilmente os seus próprios com aplicativos gratuitos de design de imagens para celular ou desktop.

6- Podcasting

Existem algumas maneiras de tornar o podcast uma parte de seus esforços de marketing de conteúdo:

  • Comece seu próprio podcasting
  • Peça a alguém do mundo dos podcasts para uma entrevista com você

Sem dúvida, ter seu próprio podcast é ótimo para sua marca e para construir seu público. No entanto, pode levar algum tempo para que ele ganhe tração. Portanto, em vez de pular de cabeça, considere aparecer primeiro em um punhado de podcasts. Em seguida, decida se o formato é algo que você gostaria.

Embora começar seu próprio podcast seja ótimo para construir marca e público, pode demorar um pouco para ganhar força.

Portanto, em vez de começar a criar um podcast imediatamente, por que não aparecer em alguns podcasts primeiro e decidir se você gosta do formato? Considerando que existem mais de um milhão de podcasts hoje, há muitas oportunidades para você ser entrevistado.

7- e-book

Você tem duas opções ao planejar sua estratégia de e-book. Você pode oferecer um e-book gratuito ou disponibilizá-lo para compra.

Você provavelmente está coçando a cabeça agora enquanto se pergunta por que gostaria de oferecer algo que passou horas fazendo de graça, certo? A resposta é clara e simples. Sua lista de e-mail se beneficiará significativamente com isso.

Por esse motivo, certifique-se de que qualquer tópico que você tenha em mente para o seu e-book, esteja relacionado ao produto ou serviço que você está oferecendo. Ao aumentar sua lista de e-mail, você será capaz de construir uma conversa mais profunda com seus futuros clientes.

Cada vez que os usuários online compartilham seu conteúdo, seu negócio e marca estão sendo expostos a um público mais amplo. Isso significa mais clientes novos e potenciais para você, proporcionando ao seu negócio uma grande oportunidade de crescimento.

Esperamos que você ache este artigo útil. 

Loading