(48) 99997-9868 carcasa@carcasa.com.br

Branding: Saiba o que significa esse termo comercial crítico e o que você pode fazer para estabelecer um para sua empresa.

Branding é um dos aspectos mais importantes de qualquer negócio, grande ou pequeno, varejo ou B2B. Uma estratégia de marca eficaz oferece uma vantagem importante em mercados cada vez mais competitivos. Mas o que exatamente significa “branding”?

Como isso afeta um pequeno negócio como o seu?

Simplificando, sua marca é sua promessa para o seu cliente. Ele diz a eles o que eles podem esperar de seus produtos e serviços e diferencia sua oferta da de seus concorrentes. Sua marca é derivada de quem você é, quem você quer ser e quem as pessoas percebem que você é.

Você é o inovador dissidente em sua indústria? Ou o experiente e confiável? Seu produto é a opção de alto custo e alta qualidade ou a opção de baixo custo e alto valor? Você não pode ser ambos, e você não pode ser tudo para todas as pessoas. Quem você é deve se basear até certo ponto em quem seus clientes-alvo querem e precisam que você seja.

A base da sua marca é o seu logotipo. Seu website, embalagem e materiais promocionais – todos integrando seu logotipo – comunicam sua marca.

Estratégia de marca e patrimônio

Sua estratégia de marca é como, o que, onde, quando e para quem você planeja se comunicar e transmitir mensagens da sua marca. Onde você anuncia faz parte da sua estratégia de marca. Seus canais de distribuição também fazem parte da estratégia da sua marca. E o que você comunica visual e verbalmente também faz parte da sua estratégia de marca.

Uma marca estratégica e consistente leva a um forte valor de marca, o que significa o valor agregado aos produtos ou serviços de sua empresa, que permite cobrar mais pela sua marca do que produtos idênticos e sem marca. O exemplo mais óbvio disso é Coca-Cola versus um refrigerante genérico. Como a Coca-Cola construiu um poderoso brand equity, pode cobrar mais pelo seu produto – e os clientes pagarão esse preço mais alto.

O valor agregado intrínseco ao valor da marca freqüentemente vem na forma de qualidade percebida ou apego emocional. Por exemplo, a Nike associa seus produtos a atletas famosos, esperando que os clientes transfiram seu apego emocional do atleta para o produto. Para a Nike, não são apenas as características do sapato que vendem o sapato.

Definindo sua marca

Definir sua marca é como uma jornada de autodescoberta de negócios. Pode ser difícil, demorado e desconfortável. Isso exige, no mínimo, que você responda às perguntas abaixo:

– Qual é a missão da sua empresa?
– Quais são os benefícios e recursos de seus produtos ou serviços?
– O que seus clientes e prospects já pensam da sua empresa?
– Quais qualidades você deseja que eles associem à sua empresa?

Faça sua pesquisa. Aprenda as necessidades, hábitos e desejos de seus clientes atuais e potenciais. E não confie no que você acha que eles pensam. Saiba o que eles pensam.

Como definir sua marca e desenvolver uma estratégia de marca pode ser complexo, considere a possibilidade de aproveitar a experiência de um grupo consultivo de pequenas empresas sem fins lucrativos ou de um Centro de desenvolvimento de pequenas empresas .

Depois de definir sua marca, como você divulga a palavra? Aqui estão algumas dicas simples e comprovadas:

Obtenha um ótimo logotipo. Coloque em todos os lugares.
Anote suas mensagens da marca. Quais são as principais mensagens que você deseja comunicar sobre sua marca? Todos os funcionários devem estar cientes dos atributos de sua marca.

Integre sua marca. O branding se estende a todos os aspectos do seu negócio – como você atende seus telefones, o que você ou seus vendedores usam nas chamadas de vendas, sua assinatura de e-mail, tudo.

Crie uma “voz” para sua empresa que reflita sua marca. Essa voz deve ser aplicada a toda comunicação escrita e incorporada nas imagens visuais de todos os materiais, on-line e off-line. Sua marca é amigável? Seja conversacional. É chique? Seja mais formal. Você começa a essência.

Desenvolva um slogan. Escreva uma declaração memorável, significativa e concisa que capte a essência de sua marca.
Crie modelos e crie padrões de marca para seus materiais de marketing. Use o mesmo esquema de cores, colocação de logotipo, aparência e comportamento por toda parte. Você não precisa ser extravagante, apenas consistente.

Seja fiel à sua marca. Os clientes não retornarão a você – ou encaminhá-lo a outra pessoa – se você não cumprir a promessa da marca.

Seja consistente. Eu coloquei este ponto apenas porque envolve todos os itens acima e é a dica mais importante que posso dar a você. Se você não puder fazer isso, suas tentativas de estabelecer uma marca falharão.

 

Fonte> entrepreneur.com

Loading