(48) 99997-9868 carcasa@carcasa.com.br

Noções básicas sobre o DNS

Ao usar os serviços do Google Cloud, é possível que você precise alterar as configurações do Sistema de Nome de Domínio (DNS) do seu domínio. Veja abaixo alguns termos comuns que você talvez encontre e como eles são aplicáveis aos serviços do Google. Veja também Noções básicas sobre nomes de domínio.

DNS

DNS é a sigla em inglês de Sistema de Nome de Domínio. Esse sistema é essencialmente a agenda telefônica da Web que organiza e identifica domínios. Assim como uma agenda telefônica converte um nome, por exemplo “Acme Pizza”, no número de telefone correto a ser discado, o DNS converte um endereço da Web, como “www.google.com”, no endereço IP físico, como “74.125.19.147”, do computador que hospeda o site (nesse caso, a página inicial do Google).

Ao usar os serviços do Google Cloud, você precisa modificar periodicamente as configurações de DNS de várias ferramentas e serviços. Para fazer isso, altere os diversos tipos de registros DNS. É possível alterar os registros MX do seu domínio, por exemplo, para direcionar o e-mail do domínio para os servidores de e-mail do Google.

↑ voltar ao início

Registro MX

Os registros de troca de e-mail (MX, na sigla em inglês) direcionam os e-mails de um domínio para servidores que hospedam as contas de usuários do domínio. Para configurar o Gmail se você tiver o G Suite, será preciso apontar seus registros MX para os servidores de e-mail do Google. Você pode definir vários registros MX para um domínio, cada um deles com uma prioridade diferente. Se não for possível entregar o e-mail usando o registro de prioridade mais alta, o registro de prioridade logo abaixo será usado e assim por diante.

Saiba como configurar registros MX para o G Suite e o Gmail.

↑ voltar ao início

Registro TXT

Um registro TXT é um registro DNS que fornece informações textuais para fontes fora de seu domínio que podem ser usadas para diversas finalidades arbitrárias. O valor do registro pode ser texto legível por humanos ou por máquinas. Nos serviços do Google Cloud, os registros TXT são usados para verificar a propriedade do domínio e implementar medidas de segurança de e-mail, como SPFDKIM e DMARC.

Para adicionar e modificar registros TXT do seu domínio, consulte Sobre registros TXT.

↑ voltar ao início

Registro CNAME

Um registro de nome canônico ou CNAME vincula um nome de alias a outro nome de domínio verdadeiro ou canônico. Por exemplo, www.example.com é vinculado a example.com. Nos serviços do Google Cloud, você usa registros CNAME para personalizar o endereço de um serviço do Google ou o endereço de um site criado com o Google Sites.

Para adicionar e modificar registros CNAME do seu domínio, veja Sobre registros CNAME.

↑ voltar ao início

Registro A

Um registro A ou de endereço, também conhecido como registro de host, vincula um domínio ao endereço IP físico de um computador que hospeda os serviços desse domínio. Nos serviços do Google Cloud, é possível adicionar um registro A para ativar o endereço do seu domínio sem “www”.

Para adicionar e modificar registros A do seu domínio, consulte Sobre registros A.

↑ voltar ao início

Registro NS

Os registros de servidor de nomes (NS) determinam quais servidores comunicam informações do DNS para um domínio. Geralmente, um domínio tem registros de servidor de nomes principais e secundários. Ao usar os serviços do Google Cloud, é possível configurar registros NS que apontam para os servidores do Google para consultas de DNS.

↑ voltar ao início

Time to live (TTL)

O TTL é um valor em um registro DNS que determina o número de segundos antes que alterações subsequentes no registro sejam efetuadas. Cada registro DNS de seu domínio, por exemplo, registro MX, registro CNAME etc, tem um valor TTL. O TTL de um registro determina quanto tempo levará para uma alteração ser efetuada. Por exemplo, as alterações em um registro que tenha um TTL de 86.400 segundos levarão 24 horas para entrar em vigor.

Alterar o TTL de um registro afeta o tempo para que qualquer alteração subsequente ocorra. Recomendamos definir um valor de TTL de 3.600, que informa aos servidores em toda a Internet que atualizações no registro devem ser verificadas de hora em hora. O TTL mais curto só entrará em vigor após o período anterior expirar. Isso significa que, da próxima vez que você atualizar o registro, a alteração levará até uma hora para entrar em vigor. Para que as alterações subsequentes entrem em vigor mais rapidamente (por exemplo, se você quiser reverter a alteração rapidamente), defina um TTL mais curto, como 300 segundos (5 minutos). Depois que você configurar os registros, recomendamos definir o valor do TTL como 86.400, o que informa os servidores em toda a Internet para verificar atualizações no registro a cada 24 horas.

↑ voltar ao início

Localizador uniforme de recursos (URL)

Um URL é o endereço da Web de um recurso na Internet. Esse é o endereço que você digita em um navegador para acessar um determinado site. Por exemplo, o URL da Central de Ajuda do administrador do G Suite é http://support.google.com/a.

↑ voltar ao início

Exemplo de configuração do DNS

Veja abaixo exemplos de configurações de DNS para um domínio usado com os serviços do Google Cloud.

O nome de domínio real não é usado nas configurações do DNS. Em vez disso, você usa o símbolo @ para indicar o nome do domínio.

Nome / Host / Alias Tipo de registro Prioridade Valor / Resposta / Destino
Em branco ou @ A NA 216.239.32.21
Em branco ou @ A NA 216.239.34.21
Em branco ou @ A NA 216.239.36.21
Em branco ou @ A NA 216.239.38.21
Em branco ou @ MX 1 ASPMX.L.GOOGLE.COM.
Em branco ou @ MX 5 ALT1.ASPMX.L.GOOGLE.COM.
Em branco ou @ MX 5 ALT2.ASPMX.L.GOOGLE.COM.
Em branco ou @ MX 10 ASPMX2.GOOGLEMAIL.COM.
Em branco ou @ MX 10 ASPMX3.GOOGLEMAIL.COM.
E-mail CNAME NA ghs.googlehosted.com.
Em branco ou @ TXT NA google-site-verification=6tTalLzrBXBO4Gy9700TAbpg2QTKzGYEuZ_Ls69jle8
Em branco ou @ TXT NA v=spf1 include:_spf.google.com ~all
www CNAME NA ghs.googlehosted.com.

Loading