(48) 99997-9868 carcasa@carcasa.com.br

Site e Blog: conheça suas diferenças

nov 5, 2022 | Blog

As empresas possuem um site costumam subestimar as necessidades de ter um blog, afinal, site e blog podem parecer bem semelhantes em suas características.

Mas embora a maioria das pessoas pense que não, ambos têm diferenças bem distintas porque são usados para fins diferentes dentro das estratégias digitais. Porém, ainda assim, os usuários mais leigos cometem esse erro por não entender as diferenças.

Os sites empresariais e institucionais costumam não exigir atualizações de conteúdo frequentemente, já os blogs, precisam ser alimentados por uma gama de fatores que muitas vezes envolvem estratégias de SEO, ou Search Engine Optimization.

Dessa forma, é importante notar que para algumas empresas como oficinas que trabalham com revisão automotiva completa podem se beneficiar em ter tanto um site, quanto um blog para trabalhar sua marca online.

Nesse caso, é preciso avaliar quais são os objetivos do negócio e qual dos dois, ou ambos, será melhor para atingir os resultados que se espera.

O que define um site?

Pode-se resumir a definição de um site como um local na web que traz um conjunto de páginas que tenham assuntos relacionados e interconectados em seções diferentes desse mesmo site.

Para exemplificar, uma empresa que fabrica camiseta de academia personalizada pode se beneficiar em ter um site devido a sua facilidade para divulgar os trabalhos na internet, já que em um site é possível definir bem a área de atuação da empresa.

Este modelo é o mais comum em páginas da web, onde muitas vezes as informações apresentadas são básica e divididas em:

  • Página principal;
  • Página de serviços e produtos;
  • Página para contato;
  • Página de história da empresa;
  • Página sobre os ideais do negócio.

Porém, para criar um bom site, é preciso ter um conhecimento mínimo de HTML para que as páginas tenham um visual profissional e organizado. Portanto, em alguns casos, é preferível contratar um webdesigner para essa função.

O conteúdo do site geralmente é mais formal e mais indireto do que os blogs, fornecendo dicas gerais sobre empresa de forma impessoal.

O que define um blog?

A evolução tecnológica tem sido cada vez mais rápida para o mundo digital desde os primórdios da internet, dessa forma, surgiram os blogs.

Um blog é um site cujo conteúdo é apresentado na forma de postagens em ordem cronológica inversa, ou seja, as postagens mais recentes aparecem primeiro na página inicial.

Eles geralmente são gerenciados por uma única pessoa ou grupo de pessoas. O conteúdo dos blogs normalmente é escrito em linguagem falada e informal.

No entanto, dada a popularidade de estratégias que inicialmente eram lideradas apenas por pessoas, os blogs corporativos surgiram como um canal de comunicação entre as companhias e seus clientes e prospects.

Nesse canal, as empresas como as fabricantes de divisória de drywall com porta se envolvem com o público produzindo conteúdo que as ajuda a resolver problemas, criando conexões interessantes para fidelização.

Assim, através desse relacionamento criado com os usuários, a probabilidade deles se tornarem clientes é muito maior, já que conhecem bem o que a empresa faz e como atua.

Principais diferenças entre site e blog

Como dito anteriormente, apesar da semelhança, é preciso entender que ambos não são iguais. Apesar de todo blog ser um site, nem todo site é um blog.

Essa confusão é comum devido a suas similaridades, mas algumas coisas distintas podem ajudar na compreensão das diferenças entre eles.

Os sites são mais utilizados por empresas e funcionam como um escritório virtual para o negócio. É por meio deles que os clientes podem entrar em contato e tirar dúvidas sobre as operações da empresa e entender melhor quais são os produtos e serviços vendidos.

Para exemplificar, suponha o site de uma empresa que faz fachada para comércio. Em um site, essa empresa pode definir quais os modelos de fachada com que trabalha, quais materiais são usados, seus preços e forma de contrato.

Assim, é muito mais fácil que uma pessoa interessada nesse serviço encontre a página na internet e chegue até a empresa para fazer negócio. Seja por meio de um formulário de cadastro, ligação, e-mail ou mensagem.

Já no caso dos blogs, as corporações podem compartilhar suas opiniões, posicionamentos, dicas e muitas outras informações sobre seu nicho de atuação. Tornando o blog uma forma de demonstrar mais autoridade sobre seu segmento.

Além disso, os blogs podem ser utilizados para facilitar o direcionamento de usuários que ainda estão nas etapas iniciais do funil de vendas, como aqueles que buscam por como recuperar dados HD formatado e acabam chegando no site de uma assistência técnica.

O layout costuma ser mais simplificado, contanto com algumas coisas como categorias, página inicial e conteúdos diversos sobre assuntos gerais ou específicos de um nicho.

Principais características de um blog

Ainda sobre os blogs, é possível apontar algumas características principais que podem ajudar a identificar as páginas web que são blogs assim que o usuário bater o olho nelas.

Essas características distintas entre sites e blogs facilitam a compreensão e uso de outras estratégias do marketing digital, portanto, se faz necessário entender a fundo cada uma delas.

Diversas páginas

Os blogs contêm diversas páginas que geralmente são usadas para explicar o conteúdo aos usuários que visitam, também contam com materiais ricos sobre assuntos específicos.

Ainda, um blog voltado para empresários pode contar com páginas que definem exatamente sobre um determinado assunto, como “quais as vantagens de dar brindes criativos para eventos corporativos” e muitos outros relacionados ao mundo empresarial.

Também pode haver blogs que tratam de assuntos gerais, como os portais de notícia e blogs que podem tratar desde saúde física, até viagens para o exterior.

Conteúdos bem escritos

Mesmo que um site empresarial ou institucional tenha textos e descrições sobre produtos e serviços, eles não se comparam ao conteúdo escrito em blogs.

Isso ocorre devido a necessidade de estruturar bem os conteúdos para aumentar a relevância e credibilidade perante aos mecanismos de busca, como Google, Yahoo, Bing e outros.

Essa autoridade é fundamental para as estratégias de Search Engine Optimization, que serve para posicionar as páginas e conteúdos de um blog nos primeiros resultados de pesquisa.

Pode-se usar de exemplo uma companhia especializada em rastreamento veicular que tenha um blog com conteúdos que falam sobre os benefícios do rastreador veicular com bloqueador via celular e, assim, captam usuários pesquisando por tal.

Dessa forma, ao investir em um blog, as empresas podem se posicionar como autoridade em seu segmento de atuação, permitindo a geração de tráfego orgânico a longo prazo para sua marca.

Categorias distintas

As categorias são sub páginas que servem, como o nome já diz, categorizando os diferentes assuntos que um blog trata em seus conteúdos.

Eles podem ser gerais ou específicos sobre um determinado segmento de negócio, existem alguns mais comuns que outros. Porém, para exemplificar, em um blog de assuntos gerais, existem categorias sobre finanças, saúde, viagem, entre outros.

Já nos blogs que tratam sobre assuntos mais específicos, as categorias são mais fechadas de acordo com aquele segmento. Um exemplo são blogs de marketing que possuem categorias sobre tecnologia, vendas, posicionamento de marca e produção de conteúdo.

Outra característica interessante que a categorização das páginas permite é o ganho com Adsense por meio de banner personalizado grande que são colocados como espaço de publicidade nesses blogs e permitem gerar renda passiva ao dono.

Principais características de um site

Os sites geralmente têm conteúdo estático. Ou seja, dificilmente mudam com o tempo ou aceitam a adesão de novos materiais.

Isso se deve principalmente ao fato de que os sites, muitas vezes, funcionam como uma vitrine de informações sobre a empresa. Portanto, há pouca mudança nos tipos de dados fornecidos.

Para enfatizar o ponto acima, o benefício de um site em relação aos blogs está relacionado às atualizações. Elas podem demorar para serem feitas porque o site não precisa de novo conteúdo, basta atualizar as informações somente se elas expirarem.

Por exemplo, se caso for preciso trocar um e-mail ou número de telefone na página de contato. Nesse momento, páginas como “sobre a empresa”, “missão, visão e valores” da companhia não precisam mudar com o tempo.

Entretanto, isso não é uma regra. Por exemplo, sites focados em vendas e comércio eletrônico podem receber atualizações diárias com base em onde novos produtos estão à venda.

Por fim, em geral, um site é usado para transmitir a imagem profissional de uma empresa e construir credibilidade junto ao público online, além de ser fundamental para outras estratégias de marketing.

Considerações finais

Apesar da distinção, blogs e sites se complementam nas mais diversas estratégias do marketing digital.

Portanto, não é necessário escolher entre criar apenas um ou outro. Basta identificar quais são as características que melhor ajudarão a empresa a atingir seus objetivos e comece a partir daí.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Loading