(48) 99997-9868 carcasa@carcasa.com.br

O Gemini do Google agora está em tudo. Veja como você pode experimentá-lo.

mar 19, 2024 | Blog, Tecnologia

Gmail, Docs e muito mais agora virão com o Gemini pronto. Mas os europeus terão que esperar antes de baixar o aplicativo.

No maior lançamento de IA de mercado de massa até agora, o Google está lançando o Gemini, sua família de grandes modelos de linguagem, em quase todos os seus produtos, do Android ao aplicativo iOS do Google, do Gmail ao Docs e muito mais. Agora você também pode colocar as mãos no Gemini Ultra, a versão mais poderosa do modelo, pela primeira vez.

Com este lançamento, o Google está tomando sol Bard, a resposta da empresa para o ChatGPT. A Bard, que é alimentada por uma versão de Gêmeos desde dezembro, agora também será conhecida como Gêmeos.

O ChatGPT, lançado pela OpenAI apoiada pela Microsoft há apenas 14 meses, mudou as expectativas das pessoas sobre o que os computadores poderiam fazer. O Google, que vem correndo para recuperar o atraso desde então, revelou sua família de modelos Gemini em dezembro. Eles são modelos de linguagem grandes multimodais que podem interagir com você por voz, imagem e texto. O Google afirmou que seu próprio benchmarking mostrou que o Gemini poderia superar o modelo multimodal da OpenAI, GPT-4, em uma série de testes padrão. Mas as margens eram pequenas.

Ao incluir o Gemini em seus produtos onipresentes, o Google espera recuperar o terreno perdido. “Todo lançamento é grande, mas este é o maior até agora”, disse Sissie Hsiao, vice-presidente do Google e gerente geral do Google Assistente e da Bard (agora Gemini), em entrevista coletiva ontem. “Achamos que esta é uma das maneiras mais profundas de avançarmos na missão da nossa empresa.”

Mas alguns terão que esperar mais do que outros para brincar com os novos brinquedos do Google. A empresa anunciou lançamentos nos EUA e no Leste Asiático, mas não disse nada sobre quando os aplicativos Android e iOS chegarão ao Reino Unido ou ao resto da Europa. Isso pode ser porque a empresa está esperando que a nova Lei de IA da UE seja definida em pedra, diz Dragoș Tudorache, um político romeno e membro do Parlamento Europeu, que foi um negociador-chave sobre a lei.

“Estamos trabalhando com os reguladores locais para garantir que estamos cumprindo os requisitos do regime local antes de podermos expandir”, disse Hsiao. “Fiquem tranquilos, estamos absolutamente trabalhando nisso e espero que possamos anunciar a expansão muito, muito em breve.”

Como você pode obtê-lo? O Gemini Pro, modelo intermediário do Google que está disponível via Bard desde dezembro, continuará disponível gratuitamente na web em gemini.google.com (em vez de bard.google.com). Mas agora há um aplicativo móvel também.

Se você tiver um dispositivo Android, poderá baixar o aplicativo Gemini ou optar por uma atualização no Google Assistente. Isso permitirá que você ligue para o Gemini da mesma forma que você usa o Google Assistente: pressionando o botão liga/desliga, deslizando a partir do canto da tela ou dizendo “Ei, Google!”, os usuários do iOS podem baixar o aplicativo do Google, que agora incluirá o Gemini.

Gemini aparecerá como uma sobreposição na tela, onde você pode fazer perguntas ou dar instruções sobre o que estiver no seu telefone no momento, como resumir um artigo ou gerar uma legenda para uma foto.

Por fim, o Google está lançando um serviço pago chamado Gemini Advanced. Isso vem empacotado em uma assinatura que custa US $ 19,99 por mês que a empresa está chamando de Google One Premium AI Plan. Ele combina as vantagens do plano Google One Premium existente, como 2 TB de armazenamento extra, com acesso ao modelo mais poderoso do Google, o Gemini Ultra, pela primeira vez. Isso competirá com o serviço pago da OpenAI, o ChatGPT Plus, que compra acesso ao GPT-4 mais poderoso (em vez do GPT-3.5 padrão) por US $ 20 por mês.

Em algum momento em breve (o Google não disse exatamente quando) essa assinatura também desbloqueará o Gemini em todos os aplicativos de espaço de trabalho do Google, como Documentos, Planilhas e Apresentações, onde funciona como um assistente inteligente semelhante ao Copilot com GPT-4 que a Microsoft está testando no Office 365.

Quando você pode obtê-lo? O aplicativo gratuito Gemini (powered by Gemini Pro) está disponível a partir de hoje em inglês nos EUA. A partir da próxima semana, você poderá acessá-lo em toda a região Ásia-Pacífico em inglês e em japonês e coreano. Mas não há informações sobre quando o aplicativo chegará ao Reino Unido, países da UE ou Suíça.

O Gemini Advanced (o serviço pago que dá acesso ao Gemini Ultra) está disponível em inglês em mais de 150 países, incluindo o Reino Unido e a UE (mas não a França). O Google diz que está analisando os requisitos locais e ajustando o Gemini para nuances culturais em diferentes países. Mas a empresa promete que mais idiomas e regiões estão chegando.

O que você pode fazer com isso? O Google diz que desenvolveu seus produtos Gemini com a ajuda de mais de 100 testadores e usuários avançados. Na coletiva de imprensa de ontem, executivos do Google delinearam um punhado de casos de uso, como fazer com que a Gemini ajudasse a escrever uma carta de apresentação para uma candidatura de emprego. “Isso pode ajudá-lo a se tornar mais profissional e aumentar sua relevância para os recrutadores”, disse a vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google, Kristina Behr.

Ou você pode tirar uma foto do seu pneu furado e perguntar a Gêmeos como consertá-lo. Um exemplo mais elaborado envolveu Gêmeos gerenciando uma rota de lanche para os pais de crianças em um time de futebol. Gêmeos criaria um cronograma para quem deveria levar lanches e quando, ajudá-lo a enviar e-mails para outros pais e, em seguida, enviar suas respostas. Em versões futuras, o Gemini poderá se basear em dados em seu Google Drive que podem ajudar a gerenciar a carona compartilhada em torno de horários de jogos, disse Behr.

Mas devemos esperar que as pessoas criem muito mais usos. “Estou muito animado para ver como as pessoas ao redor do mundo vão forçar essa IA”, disse Hsaio.

É seguro? O Google tem trabalhado duro para garantir que seus produtos sejam seguros de usar. Mas nenhuma quantidade de testes pode antecipar todas as maneiras pelas quais a tecnologia será usada e mal usada quando for lançada. Nos últimos meses, a Meta viu pessoas usarem seu aplicativo de criação de imagens para produzir fotos de Mickey Mouse com armas e Bob Esponja voando um jato em duas torres. Outros usaram o software de criação de imagens da Microsoft para criar imagens pornográficas falsas de Taylor Swift.

A Lei de IA visa mitigar alguns – mas não todos – desses problemas. Por exemplo, exige que os fabricantes de IA poderosa, como o Gemini, construam salvaguardas, como marca d’água para imagens geradas e medidas para evitar a reprodução de material protegido por direitos autorais. O Google diz que todas as imagens geradas por seus produtos incluirão suas marcas d’água SynthID.

Como a maioria das empresas, o Google foi derrubado quando o ChatGPT chegou. A parceria da Microsoft com a OpenAI deu-lhe um impulso em relação à sua antiga rival. Mas com o Gemini, o Google voltou forte: essa é a embalagem mais lisa da tecnologia desta geração até agora.

Correção: deixamos mais claro que você precisará de uma assinatura para acessar o Gemini no Docs e no Gmail.

Fonte:
technologyreview-com

Loading