A tendência Soft Life é por que os millennials estão se afastando da…

out 29, 2024 | Blog, Educação, Neurociência

Diga olá para o softlife

Outra tendência que os aplicativos de mídia social podem reivindicar a responsabilidade é a “vida suave”. Reputado por ter se originado dentro da comunidade de influenciadores nigerianos, é um sinônimo de viver uma vida de conforto e estresse zero.

Talvez graças a alguns anos ansiosos de problemas baseados em Covid, rapidamente seguidos por inflação crescente e o custo de vida, a tendência decolou e a hashtag da softlife acumulou mais de 600 milhões de visualizações no TikTok, como um testemunho de sua popularidade.

Dados do Health and Safety Executive (HSE) mostraram que 1,8 milhão de pessoas sofriam de uma doença relacionada ao trabalho no Reino Unido no período 2022-23, e quase metade delas disse que seu estresse, depressão ou ansiedade era causado por seus empregos.

Em escala global, apenas 31% dos trabalhadores com menos de 35 anos disseram que estavam prosperando no trabalho no ano passado, de acordo com um relatório sobre a força de trabalho global da Gallup.

Não é surpresa, então, que muitos trabalhadores estejam optando por sair de empregos com longas horas, altas expectativas e maior estresse. Rejeitando o mundo corporativo e a agitação que envolve, em vez disso, eles querem priorizar empregos que os ganhem o suficiente para passar e deixá-los aproveitar a vida.

Uma pesquisa recente da Samsung descobriu que 82% dos britânicos estão interessados em explorar a vida útil.

Os entrevistados disseram que o fato de que eles estavam lutando para realmente relaxar e desligar e que priorizar sua saúde mental era mais importante do que nunca.

A geração Millennial, em particular, é feita com a raça de ratos. Dados da Gallup descobriram que 21% dos millennials mudaram de emprego no ano passado – mais de três vezes o número de não-Millennials que relatam o mesmo.

Das gerações atuais que coexistem a dos millennials, caracteriza-se por ser levantada com a mentalidade de esforço como um estilo de vida aspiracional. Trabalhe duro para receber uma recompensa econômica e torná-la sinônimo de sucesso. Hoje, no entanto, coexistem novas formas de concepção de vida que se afastam de tanto frenesi para se aproximar de algo mais suave e mais relaxado.

A vida macia é uma expressão que descreve uma vida com níveis mais baixos de cortisol, níveis mais altos de dopamina e menos pontual no trabalho duro exclusivamente para o dinheiro, entendendo que, se você ganhar, deve ser apreciado e não sentir que não há tempo para fazê-lo também.

Claro, é um estilo de vida que as pessoas se encaixam na medida em que podem. Embora, dizem os especialistas, seja também uma questão de atitude em relação à situação socioeconômica que cada pessoa enfrenta.

Eles também mencionam que fazer uma mudança radical de vida deve ser baseado na consciência do desconforto. Uma boa pergunta a ser feita é: “Ambrei da mesma coisa no ano passado?” Se a resposta for sim, talvez esse seja o grande motor para a mudança. Caso contrário, trata-se de revisar a rotina diária para analisar o que precisaria ser melhorado.

Ouça o próprio corpo

Vida macia não significa optar pela opção mais fácil. Significa fazer algo que te faça feliz. Se você não tem certeza do que é, os profissionais sugerem ouvir seu próprio corpo. Esteja ciente de como você está respondendo ao estresse, analisando quando sua frequência cardíaca aumenta, quando você sente medo ou ansiedade, e quais aspectos do trabalho estão desencadeando você.

Assim também, procure os flashes, os momentos em que você sente alegria, segurança e confiança no que é feito. Os flashes são a base de uma vida suave: são os momentos em que o sistema nervoso está em seu estado mais relaxado e suave. Para rir de um trabalho que traz mais flashes.

A vida macia também requer não forçar-se além do que é demais, em qualquer coisa que é feita. Comece a dizer não às obrigações, normalize falar quando algo não gosta, ouvindo os limites e praticando o trabalho apenas durante o horário de trabalho. Os limites não surgem da noite para o dia, então você tem que ser paciente.

Reveja o conceito de “sucesso”

A maioria das pessoas foi educada para acreditar que o sucesso significava uma casa grande e agradável, um bom carro, entre outros detalhes. Além disso, acreditar que o sucesso significava estar estressado o tempo todo, porque você não pode ganhar dinheiro sem estresse.

No entanto, a vida suave propõe tentar mudar essa percepção do sucesso e pensar sobre a felicidade de alguém, no subjetivo e individual, que não coincide necessariamente com um objetivo socialmente acordado. Isso pode significar aceitar uma queda na categoria, mudar para o campo, reinventar-se em outra área ou simplesmente desarmar notificações de trabalho no telefone, tudo depende de cada pessoa.

 

Fonte: GQ UK.

Loading

Gostou? 🙂 Compartilhe!!
CarcasaWeb
CarcasaWeb desde 2002
Sites funcionais e 100% responsivos, Hosting, EaD Moodle para faculdades e empresas