(48) 99997-9868 carcasa@carcasa.com.br

Chatbot: saiba como funciona e seus benefícios

jan 3, 2023 | Blog

Há uma quantidade muito grande de ferramentas disponíveis para que as empresas consigam consolidar a sua participação no ambiente digital, e uma delas é o chatbot.  

Compreender suas funcionalidades é um fator decisivo para um bom desempenho. Por esse motivos, torna-se fundamental entender como essa e outras ferramentas podem ajudar na realização de uma boa experiência do cliente a partir de um bom atendimento.

A importância da experiência do cliente

Com o passar dos anos, algumas sofisticações passaram a fazer parte do mercado de uma forma bastante decisiva. Entender esses aspectos pode fornecer uma série de possibilidades para realizações bastantes diversificadas dentro de um segmento.

Uma empresa que, por exemplo, está buscando elevar o número de contratação para o seu serviço de injeção de poliuretano para impermeabilização, certamente, ao estabelecer alguns critérios baseados nessa dinâmica conseguirá se estabelecer de forma salutar.

Cabe, portanto, observar quais são as mudanças de paradigmas no mundo contemporâneo que acaba fundamentando alguns novos imperativos.

O fato é que as ferramentas digitais trouxeram uma série de novos comportamentos para o mundo social e corporativo.

Compreender, nesse caso, quais são os elementos que se manifestam a partir dessas ações é muito importante.

Isso porque, são neles que residem todas as possibilidades das empresas sustentarem práticas saudáveis de ação.

A compra por piso vinílico cimento queimado, durante muito anos, precisava de um deslocamento para uma loja física de materiais de construção para ser efetuada.

Essa realidade, inclusive, se houvesse algum tipo de exigência específica, poderia se estender por dias a procura desse material.

Pesquisar preços e também as possibilidades do mercado, poderia ser representado por alguns quilômetros percorridos.

Hoje em dia, alguns cliques bastam para entender quais são todas as possibilidades que o mercado tem a oferecer.

Nesse caso, do ponto de vista das empresas, há uma proporção bastante grande de artifícios que levam a uma competitividade maior.

Sendo assim, interagir com o cliente dentro dessa lógica acaba passando por algumas exigências bastante importantes.

Sua experiência, nesse caso, acaba sendo um fator decisivo na hora de fechar ou não um negócio com uma empresa.

Um exemplo que pode esclarecer melhor essa perspectiva pode ser dado a partir de uma pesquisa em um mecanismo de busca por porta entrada social.

Ao entrar em uma plataforma empresarial, é o papel daquela marca ir conduzindo essa relação até culminar em uma compra.

Há uma importância muito grande nessa dinâmica da experiência do cliente, uma vez que é ela que vai garantir sua retenção ou não.

No caso da experiência ser ruim, ele pode sair da plataforma e, logo, clicar em uma outra para resolver aquela pendência.

Por essa razão, uma série de ferramentas têm sido criadas para que essa relação seja cada vez mais qualificada dentro de uma plataforma empresarial.

CX como condutor dessa lógica

Por conta desses aspectos, alguns elementos passaram a fazer parte do horizonte estratégico das mais diversas empresas.

Um exemplo disso está na perspectiva de CX ou customer experience. Essa relação tem como objetivo criar uma série de métricas e aplicações para realizar uma boa relação com o cliente.

Ao aplicar essa ferramenta em uma plataforma, o site passa a ser monitorado com algumas pequenas pesquisas de opinião a respeito de seu funcionamento e do atendimento.

Esses pontos podem fornecer alguns dados a respeito do comportamento daqueles entes dentro de uma página.

Por sua vez, essa informação pode orientar algumas melhorias significativas quanto ao trato das perspectivas de CX.

Além disso, há uma série de outras dinâmicas que estão debaixo desse grande guarda-chuva estratégico.

Uma das propostas mais usadas pelo mercado são os profissionais de CS. Esses customers sucessivos estão inseridos em uma lógica de acompanhar um cliente recorrente.

Por exemplo, uma clínica que faz endoscopia tubo digestivo pode, em grande média, trazer alguns benefícios para o relacionamento entre empresa e cliente.

Todos esses pontos vão depender de uma série de fatores que acabam sustentando essa relação a longo prazo.

Motivos para realizar um bom atendimento

Diante desses imperativos, torna-se fundamental entender que o atendimento é um dos elos mais importantes que vão conectar a empresa com o cliente.

É nele que reside toda capacidade de garantir algumas impressões dentro do público de uma empresa.

Afinal de contas, se há a necessidade de ser atendido, é porque há uma demanda a respeito de alguma questão.

Se, por exemplo, no setor de clínicas para dependentes químicos, houver alguma falha em relação a esse aspecto, isso pode gerar desconfiança.

Saber, por exemplo, tratar dúvidas frequentes de forma objetiva pode ser um elemento central para essa relação. 

Além disso, é importante ressaltar alguns benefícios que esse tipo de orientação pode trazer para uma empresa. Alguns deles são:

  • Confiança;
  • Relacionamento;
  • Fidelização;
  • Referência no segmento.

Logicamente, há uma variedade bastante extensa de possibilidades que um bom atendimento pode trazer para uma empresa.

Esses são apenas alguns que servem para ilustrar um pouco melhor a capacidade e os porquês de se investir nisso.

O que é chatbot?

Partindo do imperativo que há dentro da perspectiva de se obter um bom atendimento, o chatbot acaba surgindo com uma ferramenta que pode facilitar alguns pontos.

Esse elemento diz respeito a uma série de automações de mensagens que uma empresa adota a fim de triar a sanar algumas pendências recorrentes.

Nesse caso, ele pode ser integrado a uma série de plataformas de mensagens a fim de facilitar esse contato com o cliente.

Muitas vezes, um cliente que entra em um site de uma clínica de peeling fotoativado e vai procurar algum contato em alguma plataforma de mensagem poderá fazer uso dessas ferramentas até mesmo sem saber.

Isso acontece no dia a dia das formas mais imperceptíveis sob a perspectiva de diversos atendimentos. Isso porque essa tecnologia desenvolveu muito ao ponto de trazer uma comunicação mais dinâmica e humanizada.

Por que usar o chatbot?

Os chatbots são grandes aliados na hora de consolidar uma boa experiência do cliente e, também, um bom atendimento.

Isso ocorre por conta da sua capacidade de estar disponível a todo tempo para que o cliente consiga resolver alguma situação.

No caso de haver alguma dúvida a ser tirada durante a madrugada, o chatbot pode ajudar a sanar essa pendência.

Além disso, esse ponto é muito importante por conta de seu trato objetivo a respeito de algumas questões que podem surgir.

E, também, há uma perspectiva bastante importante de desobstrução dos chats da empresa, abrindo espaço para um trato humanizado para assuntos mais complexos.

Por fim, é importante fazer uma observação a respeito dessa modalidade e do assistente virtual presente em aparelhos eletrônicos e sites de busca.

Enquanto o chatbot propõem uma programação que visa garantir algumas respostas programadas para o cliente, o assistente virtual está destinado a processar comandos para facilitar uma pesquisa em uma plataforma.

Tipos de chatbots

Existem alguns tipos específicos de chatbots que precisam ser levados em consideração na hora de escolher essa ferramenta. Para que isso ocorra, é preciso apontar para algumas de suas manifestações.

Conversacionais

Esses chats são bastante utilizados em algumas plataformas, inclusive, mais lúdicas. Eles são destinados a criar uma sensação de conversa mais duradoura.

Há, nesse caso, alguns elementos de programação bastante sofisticados, a fim de obter uma experiência cada vez mais qualificada de contato.

Proativos

Quando se para em uma barraquinha de hambúrguer em uma feira de gastronomia, por exemplo, sempre vem um atendente perguntando “posso ajudar?”. Nesse caso, os chatbots proativos exercem esse mesmo tipo de papel dentro de uma lógica digital.

Quando um cliente entra em uma plataforma, logo, ele é acionado para aparecer na tela a fim de resolver alguma pendência ou tirar uma dúvida do cliente.

Escudos

Essas ferramentas são utilizadas a fim de otimizar algumas interações mais comuns dentro daquele ambiente empresarial.

A ação desse elemento compete a algumas situações recorrentes e são levadas em consideração para que assim haja uma programação específica para a obtenção de uma resposta.

Dicas para começar a utilizar o chatbots

A partir de todos os pontos trazidos até aqui, é fundamental entender como implementar essa ferramenta.

Se o objetivo for vender mais bateria 90 H, por exemplo, em um período maior do dia, é importante que esses passos sejam seguidos.

Mapear processos para implementar

Saber quais são os processo mais importantes para compreender quais serão as definições do chatbot é um elemento central.

Isso vai desde a compreensão das demandas que a empresa enfrenta em seu dia a dia até outras perspectivas de atendimento.

Definir objetivos

Partindo de uma análise apurada a respeito dessas perspectivas, é possível seguir com a definição de alguns objetivos de implementação.

Implementação

Para implementar, é preciso que os elementos acima dialoguem diretamente com a possibilidade de implementação de um dos tipos de chatbots mencionados.

Considerações finais 

Partindo de alguns imperativos que o mercado digital trouxe a respeito da experiência do consumidor e da importância do atendimento, os chatbots aparecem como elementos centrais para essas realizações.

Saber como utilizá-los é um dos fatores mais importantes para que uma empresa consiga obter sucesso em sua empreitada.

Por essa razão, considerar as suas manifestações e, também, como implementá-los acaba sendo determinante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Loading