(48) 99997-9868 carcasa@carcasa.com.br

E-mail marketing: Como ele auxilia em sua visibilidade?

jul 22, 2022 | Blog

Dentre as estratégias do marketing digital, uma das mais utilizadas e conceituadas dentro do mercado é o e-mail marketing que se tornou uma forma de conseguir consumidores e ainda sim, nutrir os que já possuem. 

O e-mail marketing é uma estratégia constituída de envio de e-mails com base em uma lista de contatos que tem o objetivo de cumprir a estratégia que a empresa deseja concretizar, de modo que possa estar envolvido com metas ou com prazos.

Para abrigar todos os contatos, as empresas usufruem de tecnologias de automação para facilitar o processo, do mesmo modo que uma empresa de aluguel impressora laser colorida usa para ter um controle dos dados dos seus clientes.

Sendo uma forma de revolucionar a comunicação entre as pessoas, e até mesmo entre empresas, o e-mail acabou se tornando conceituado no mercado de forma que acaba sendo inevitável um indivíduo não possuir um.

O surgimento do e-mail e a transformação na sociedade

Antes do e-mail entrar em cena na sociedade, grande parte dela fazia a sua comunicação por meio do telefone ou então, por cartas, e foi com essa base que Ray Tomlinson inventou este meio em 1971. 

Com o objetivo de enviar mensagens para outro computador, e que não precisasse de outra pessoa do outro lado para que recebesse de forma imediata, como as ligações, o e-mail acabou se popularizando nos meios sociais. 

Percebendo que poderia ser uma oportunidade de conquistar consumidores, acabou se integrando nas campanhas de marketing, sendo um meio para divulgação de produtos ou de serviços que uma empresa jardinagem e paisagismo realiza.

O surgimento de novos provedores acabou impulsionando ainda mais esse formato de comunicação, e com isso, fazendo com que o e-mail entrasse cada vez mais dentro do cotidiano por ter dados simples para entrar as mensagens, sendo eles:

  • Remetente;
  • Endereço do destinatário;
  • Assunto;
  • Corpo da mensagem.

Com o passar do tempo, fotos e documentos em diferentes formatos foram incorporados dentro das possibilidades de serem enviados por e-mail, de modo que os destinatários pudessem fazer download.  

Os benefícios do e-mail marketing

Se uma empresa decide utilizar o e-mail marketing como um formato de estratégia de marketing, alguns benefícios acabam sendo englobados dentro desta decisão.

Um deles é o alcance que o e-mail tem dentro da internet, principalmente, para as empresas que utilizam formatos de canais próprios para promover os seus produtos, de modo que podem enviar a mesma mensagem para vários destinatários de uma única vez. 

Essa flexibilidade também acaba possibilitando que os relacionamentos entre os consumidores e o negócio possam ser mais estreitos, de modo que, o canal de comunicação com a empresa seja uma forma de troca de mensagens. 

Por exemplo, se um usuário recebe um e-mail marketing sobre a iluminação apartamento, essa empresa pode oferecer outro e-mail para que o contato seja estabelecido, e com isso, um aumento de vendas e de conversão de leads ocorra.  

A visibilidade que o e-mail proporciona pode transformar uma empresa, principalmente, por conta do alto retorno financeiro do formato da comunicação.

Promover e nutrir os consumidores é algo que se torna ainda mais efetivo pelo e-mail, especialmente se já houve compras anteriores, o que acaba sendo uma boa estratégia envolvendo o pós-venda. 

Sendo um dos formatos principais que são utilizados após a conclusão de uma compra de adesivo personalizado com logomarca, o pós-venda por e-mail pode abrir um espaço para que o consumidor diga sua experiência de compra.

Com essa mensagem, pode ser considerado um dado que acabe contribuindo com as próximas tomadas de decisões da empresa envolvendo as vendas ou então, o atendimento ao consumidor. 

 

Por meio do e-mail marketing, a visibilidade online da empresa pode aumentar de forma considerável, de modo que, possa se tornar uma referência dentro do mercado não somente para os clientes como para a concorrência. 

Os formatos de e-mail marketing 

Os formatos de e-mail marketing que podem ser adotados pelas empresas são diversos, de modo que, o empreendimento pode escolher qual combina mais com os objetivos finais e os que auxiliarão no cumprimento das metas. 

Um dos meios mais tradicionais são as newsletters, que são semelhantes a jornais lançados de forma periódica com conteúdos envolvendo o que a empresa oferece para os seus consumidores. 

O recebimento da newsletter no e-mail está ligada ao fato de que o consumidor demonstrou interesse em algum conteúdo e realizou um cadastro ou houve a compra de algum produto ou serviço que permitiu esse relacionamento com a empresa.

Os e-mails de transações quando se compra um produto, como algodão doce festa infantil por exemplo, também são encaixados dentro da categoria de e-mail marketing.

As notificações das atualizações dos blogs ou de outros canais oficiais de um negócio são enviadas também por e-mail, e com isso, acaba deixando o consumidor por dentro do que está ocorrendo dentro da empresa. 

Os e-mails promocionais são os mais comuns dentro do âmbito do marketing, desde para anunciar novidades que serão lançadas como também, as ofertas dos produtos e dos serviços da empresa por tempo limitado.

Alguns empreendimentos acabam anunciando por e-mail primeiro para quem já está na lista, e com isso, demonstrando que há uma importância em manter os consumidores já fidelizados.

Dicas de como aumentar visibilidade pelo e-mail

Do mesmo modo que um evento com coquetel para empresas pode proporcionar bons networkings dentro do nicho ou com parceiros, a visibilidade pelo e-mail também pode ser aumentada com algumas estratégias.  

Especialmente para startups, que são empresas cujo objetivo é inovar dentro de algo que pode já existir, ou então, apresentar uma novidade para o mercado que irá solucionar os problemas dentro de um nicho. 

Para isso, é importante que haja um planejamento e que o empreendimento possa buscar dicas que contribuam com esse formato de aumento de visibilidade.

01. Saber a preferência dos conteúdos dos consumidores

Entender o consumidor é fundamental antes de criar uma estratégia. Isso porque o consumidor de um serviço de veterinário de cães pode não ser o mesmo de um gato, por exemplo, e com isso, a estratégia pode não surtir o mesmo efeito. 

Com isso, a preferência para os conteúdos que o usuário irá receber por e-mail é um ponto importante que a empresa deve saber. 

02. Destacar o conteúdo

O ato de promover o produto inclui apontar quais são os seus pontos positivos, a fim de que, o consumidor possa efetuar a compra e se tornar um lead importante para a empresa, independentemente do seu segmento. 

Por isso, apontar os pontos positivos e até mesmo criar uma arte onde depoimentos de quem já os utilizou e aprovou podem ser materiais úteis para que o e-mail marketing acabe gerando algum efeito no destinatário. 

03. Imagens e textos

Um e-mail com imagens e textos podem contribuir com a estratégia do empreendimento, da mesma forma que um manual para conserto de fechaduras de automóveis vêm com ilustrações e textos, esse recurso por meio do correio eletrônico também é viável. 

Isso porque os textos acabam sendo um complemento da imagem que está sendo apresentada, podendo dar descrições ou detalhes que somente a foto não daria ao cliente. 

Do mesmo modo que as imagens podem ser uma forma de ilustração do texto, tornando-o mais fáceis de serem compreendidas em meio as descrições, portanto, a combinação de recursos visuais e textuais contribuem com esse formato de e-mail. 

04. Conteúdos adaptáveis

Uma das atualizações dentro do e-mail é que, eles não precisam ser lidos necessariamente em um computador, mas também podem ser abertos e até mesmo enviados por dispositivos móveis como tablets e celulares.

Conteúdos que podem ser adaptados para leitura nestes dispositivos, podem atingir um número maior de consumidores porque acabam estando presentes no cotidiano da sociedade com uma maior frequência do que os computadores.

05. Call to action

Incentivar uma ação dentro do e-mail marketing pode contribuir com a sua efetividade, por isso, as call to actions, ou CTA, neste formato de comunicação acaba sendo uma boa estratégia que deve ser usada com moderação.

Ações para a página principal ou para atrair os consumidores para promoções, acabam sendo as mais utilizadas dentro do CTA de um e-mail marketing, por isso, elas devem ser feitas de forma atrativa sem ser invasiva. 

Considerações finais 

Portanto, o e-mail foi um meio de comunicação que surgiu na década de 70, e conforme a internet foi sendo cada vez mais introduzida no cotidiano, as empresas enxergaram como uma oportunidade para englobá-lo nas estratégias de marketing. 

Por ser uma ferramenta de comunicação bem conceituada dentro do mercado, diferentes formatos para o marketing acabaram surgindo tendo essa comunicação como base, e com elas, as opções para se conquistar e nutrir o consumidor. 

Podendo ser uma boa opção para empreendimentos que estão iniciando, como startups, ou para empresas que já possuem um tempo de atuação dentro do segmento mercadológico, o e-mail marketing pode contribuir com as finanças de uma empresa.

Sendo assim, o e-mail é considerado um canal de comunicação efetivo que embora tenha surgido décadas atrás, sua revolução pelo mundo acabou sendo importante ainda nos dias atuais, e com as evoluções do mercado, continuará sendo um canal efetivo.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Loading