(48) 99997-9868 carcasa@carcasa.com.br

Estas são as profissões que podem ser mais afetadas pelo surgimento do Chat GPT, segundo a OpenAI.

abr 8, 2023 | Blog

Estas são as profissões que podem ser mais afetadas
pelo surgimento do Chat GPT, segundo a OpenAI.

A inteligência artificial é um dos conceitos mais populares atualmente. Com diferentes ferramentas que escrevem textos de alta qualidade ou produzem imagens em minutos, diferentes grupos de profissionais têm visto com medo que, eventualmente, seus empregos sejam perdidos devido à massificação dessas tecnologias.

A esse respeito, a OpenAI, empresa por trás dos populares ChatGPT e GPT-4, divulgou um documento no qual chega a uma série de conclusões sobre o alcance dos modelos Generative Pre-trained Transformer (GPT) no mercado de trabalho, focando nos Estados Unidos .

“Os resultados indicam que aproximadamente 80% da força de trabalho dos EUA pode ver pelo menos 10% de suas tarefas de trabalho afetadas pela introdução de GPTs ”, diz.

Além disso, revela-se que cerca de 19% dos trabalhadores puderam ver pelo menos 50% das suas tarefas afetadas. Ou seja, haverá uma presença significativa dessa ferramenta no trabalho, o que se refletirá nos salários dos funcionários.

“Com empregos de maior renda potencialmente mais expostos ”, acrescenta OpenAI. Aqueles que ganham mais dinheiro correm maior risco de ver sua remuneração econômica reduzida.

 

Habilidades que a IA não pode substituir.

Embora muito se tenha dito que a IA poderia substituir empregos, a verdade é que os resultados da pesquisa da OpenAI enfatizam que profissões que tiram proveito de habilidades científicas e pensamento crítico têm menos probabilidade de serem afetadas pelos modelos linguísticos atuais (GPT-4) .

Pelo contrário, as tarefas relacionadas com a programação e escrita são as mais afetadas. E claro, também funcionários de escritório, advogados, contadores, engenheiros, auditores, matemáticos, web designers, entre outros.

 

Os 20 empregos mais ameaçados pelos modelos de linguagem da Inteligência Artificial.

Operadores de telemarketing; professores de linguas e literatura;
Professores de Línguas e Literatura Estrangeira; professores de história;
professores de direito; Professores de Filosofia e Religião;
Professores de Sociologia; Professores de Ciência Política;
Professores de Justiça Criminal e Aplicação da Lei; Sociólogos;
Professores de Serviço Social; Professores de Psicologia; Professores de Comunicação; Cientistas políticos; Professores de estudos étnicos e culturais;
Árbitros, mediadores e conciliadores, juízes e magistrados; professores de geografia; Professores de Biblioteconomia; Psicólogos Clínicos, de Aconselhamento e Escolares.

“As ocupações listadas nesta tabela são aquelas nas quais estimamos que GPTs e softwares baseados em GPT podem economizar uma quantidade significativa de tempo dos trabalhadores executando grande parte de suas tarefas, mas isso não sugere necessariamente que suas tarefas possam ser totalmente automatizadas usando essas tecnologias ”, destaca OpenAI.

 

O estudo mostra que quanto mais educação um trabalho exige, mais provável é encontrar um substituto em uma tecnologia de IA. A isso se acrescenta que as profissões mais bem pagas também correm esse risco.

Refira-se que, ao contrário da ideia geral de que os empregos pouco qualificados serão eliminados, a Open AI sugere o contrário . Ou seja, trabalhos básicos que não exigem treinamento não são expostos ao GPT.

“Nossa análise sugere que as pessoas com bacharelado, mestrado e diplomas profissionais estão mais expostas à GPT e ao software baseado na GPT do que aquelas sem educação formal. […] Trabalhos que não exigem treinamento no trabalho ou apenas estágios/residências parecem oferecer maiores ganhos, mas estão mais expostos ao GPT. ”

Assim como havia uma lista com os empregos mais expostos à massificação do GPT, também há uma com os empregos que não são afetados.

Aqui temos operadores de máquinas agrícolas, cozinheiros, atletas, pedreiros, mecânicos, lava-louças, carpinteiros, açougueiros, escavadeiras, mineradores , etc.

Finalmente, com o advento das novas tecnologias, não só alguns empregos são afetados, mas também novos estão surgindo. Da mesma forma, especialistas em inteligência artificial disseram várias vezes que essas ferramentas não substituem 100% os humanos, mas são um complemento para otimizar o trabalho. Por sua vez, a IA tem suas limitações e não é 100% confiável, portanto os profissionais não devem confiar totalmente nela.

“Embora pareça evidente a capacidade técnica das GPTs para tornar o trabalho humano mais eficiente, é importante reconhecer que fatores sociais, econômicos, regulatórios e outros podem influenciar os resultados reais da produtividade do trabalho. À medida que as capacidades continuam a evoluir, é provável que o impacto das GPTs na economia persista e aumente, colocando desafios para os formuladores de políticas na previsão e regulação de sua trajetória”, conclui a Open AI .

Loading