(48) 99997-9868 carcasa@carcasa.com.br

Especialistas nos dizem que pertencemos a uma geração específica, dependendo de quando nossos pais nos trouxeram ao mundo. Nós não temos escolha. Dependendo do acaso, somos “rotulados”, de acordo com uma série de características atribuídas pelos mesmos especialistas e que devem governar nossas motivações e decisões. Um dos desafios da liderança atual é gerenciar diferentes gerações que vivem juntas e que mantêm diferenças muito relevantes.

Nesta era de mudança histórica em que vivemos, advogo que não fique lá. Veja, não apenas na data da certidão de nascimento, mas também considere o que está na escolha de cada um de nós. Concentre-se no que está em nossa área de influência.

Apenas cinco anos atrás, Robert Safian , editor da maravilhosa revista Fast Company , cunhou o termo Generation Flux (fluxo de geração ou mudança contínua). O critério de pertencer a uma geração deixa de ser exclusivamente demográfico e se torna psicográfico. Rotular como Genfluxer depende de cada um de nós. Proatividade ao poder!

Fonte: Nicolas Raymond em http://freestock.ca/

Fonte: Nicolas Raymond em http://freestock.ca/

Onde vivem os Genfluxers

Vivemos em um mundo e em uma sociedade “líquida”, um termo cunhado pelo brilhante sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman (recentemente falecido). Essa “liquidez” significa que relacionamentos, instituições, sociedade, consumidores, regras de mercado, … quase tudo que consideramos verdadeiro e imóvel, desaparece e muda em um ritmo vertiginoso e radical. Em todas as áreas da vida profissional e pessoal.

É um tempo de incerteza contínua, que provavelmente permanecerá para sempre para sempre. Temos que nos acostumar a jogar fora muitas das coisas (se não a maioria) que nos ensinaram como verdadeiras e imóveis. Verdades comuns e que foram úteis para muitas gerações anteriores, é aconselhável revisá-las para mantê-las, alterá-las ou adaptá-las, de uma maneira que nos facilite a adaptação a um novo mundo.

O que caracteriza os Genfluxers

Não tem nada a ver com a idade. Tem a ver com a mentalidade. Uma mentalidade que agrega valor a si e a suas organizações; portanto, eles também devem priorizar seus esforços para atrair e reter talentos. Os Genfluxers são caracterizados por possuir:

  1. mentalidade de crescimento (crescimento-mentalidade) versus mentalidade fixo . Eles internalizaram profundamente que a vida é mudança e adaptam sua mentalidade a ela. Uma mentalidade de crescimento implica, por exemplo:
    • Aprenda algo novo todos os dias. Eles adoram ser “aprendentes” constantes (aprendentes ao longo da vida). Eles assumem que estudar e aprender não faz parte de um período específico de nossas vidas. É uma característica essencial e permanente navegar com sucesso pelas águas agitadas da mudança contínua e radical.
    • Desenvolva suas habilidades pessoais e profissionais, incessantemente . Que “eu sou assim” não é mais útil e não posso mudar (mentalidade fixa). As neurociências mostraram que esse não é o caso, se o propusermos. Mas é claro que mudar implica valor, conhecimento e, acima de tudo, muito desejo e esforço.
  2. Eles adotam novas formas de comunicação. Eles não recebem mais passivamente informações unidirecionais tradicionais: imprensa, TV, rádio, … Agora, além disso, procuram as informações específicas que lhes interessam, aceitam co-criá-las e adquirem a capacidade de compartilhá-las. Eles colocam seus grãos de areia para transformar, na melhor das hipóteses, a sociedade e seu ambiente, ajudando a democratização global do conhecimento .
  3. Eles se conhecem bem e sabem o que realmente querem em suas vidas. Eles fazem suas verdadeiras forças, adquiridas e inatas, e suas profundas motivações, vantagens diferenciais e bem pagas pelo mercado.
  4. Eles têm um propósito vital que os ajuda a viver mais felizes, independentemente das circunstâncias. E eles entendem que existem muitas maneiras de colocá-lo em prática durante o curso de suas vidas.
  5. Eles aceitam e aprendem a gostar de mudar , como uma oportunidade de reconhecer e expressar quem realmente são e escolher ser.
  6. Eles estão dispostos a “reimaginar” suas vidas profissionais . Eles entendem e aceitam que seus papéis profissionais provavelmente mudarão várias vezes ao longo de suas carreiras. E eles se preparam para isso com o tempo. Eles aprendem a trabalhar em colaboração e a aproveitar a inteligência compartilhada.
  7. Eles tomam decisões de forma mais automática e natural , com base no autoconhecimento pessoal e na interpretação, com o tempo, de tendências ambientais.
  8. Eles entendem que o erro é inerentemente humano e onipresente. E eles o vivem como uma fonte inestimável de aprendizado e crescimento. Eles adquirem as habilidades para se levantar cada vez mais rápido dos contratempos da vida.
  9. Eles sabem como administrar seu tempo para alcançar seus objetivos, em um mundo de infinitas distrações. Por isso, eles sabem aproveitar momentos de reflexão e silêncio interior, como a melhor maneira de serem mais criativos, adaptáveis ​​e felizes.
  10. São pessoas pró-ativas e sabem que ninguém virá para resgatá-las das circunstâncias. Eles trabalham com conscientização e conscientização para criar suas realidades .

Qualquer leitor, membro da Geração Flux, sabe que esta não é uma lista fixa ou exaustiva. Apenas um convite para compartilhar e refletir sobre nós e nosso futuro.
No seu caso, em que geração você decide viver?

Loading