(48) 99997-9868 carcasa@carcasa.com.br

Como lidar com cliente difícil

maio 6, 2021 | Administração, Blog, elearning

Ser autônomo e ter seu próprio negócio significa que você precisa conquistar clientes. Além disso, você precisa ser produtivo e proteger seu tempo. No entanto, clientes negativos e tóxicos podem causar um impacto enorme em sua produtividade e tempo.

Todos nós já tivemos nosso quinhão de lidar com clientes tóxicos. Esses indivíduos são muito exigentes e acham que estão sempre certos. Da mesma forma, eles geralmente pedem mais do que esperavam. E se as coisas não correram como quer, eles vão colocar toda a culpa em você.

Ter um relacionamento com um cliente tóxico pode ser irritante. A qualidade da sua produção pode ser prejudicada, impedi-lo de cumprir os prazos e diminuir o valor do seu pagamento geral. Além disso, pode afetar suas chances de obter novos clientes.

Infelizmente, essa é uma realidade que a maioria dos freelancers tem que enfrentar ao longo de suas carreiras. Então, como você ainda mantém seu profissionalismo, mesmo que já esteja perdendo o juízo? Leia mais para descobrir.

 

Reconhecendo um cliente tóxico

Você pode evitar clientes autônomos tóxicos se souber como identificá-los, mesmo de longe. Aqui estão algumas características que você precisa observar:

  • Esses tipos de clientes são geralmente aqueles que valorizam sua entrada e saída e sempre procuram por falhas.
  • Duvida de sua experiência e habilidades. Eles vão questionar todas as suas decisões repetidamente e vão minar o que você pode trazer para a mesa.
  • Alta manutenção. Eles se inscreverão sabendo de quanto recursos e tempo você precisa para terminar o projeto. Mas, eventualmente, eles começarão a exigir muito mais do que o que foi discutido inicialmente.
  • Clientes como esses parecem não conseguir se decidir. Embora eles possam dizer facilmente o que você está fazendo de errado, eles acham difícil tomar uma decisão final. Eles vão até pedir que você faça revisões uma após a outra, inclusive no preço do projeto.
  • Não vai pagar na hora certa. Clientes rudes pagam tarde e procurarão qualquer coisa para disputar suas contas.

Lembre-se de que, ao trabalhar com qualquer cliente, os dois objetivos devem ser criar o projeto juntos. Você deve ajudar e apoiar uns aos outros. Se o seu cliente se tornar um obstáculo em vez de um recurso, então há um problema.

Estabelecer limites de tolerância zero

Freqüentemente, clientes agressivos acontecem porque você não estabeleceu nenhum limite durante a fase do contrato. Portanto, antes de se comprometer com um cliente, seja claro sobre as coisas que você não tolerará. Deixe seus clientes em potencial saberem desde o início que você não sofrerá bullying ou será xingado. Certifique-se de definir suas políticas, comunicá-las ao seu cliente e ser firme.

 

Aprenda a dizer não

Freelancers são frequentemente culpados disso. O ditado de que os clientes estão sempre certos é verdade, mas apenas até certo ponto. O problema com a maioria dos freelancers, especialmente os novatos, é que eles têm medo de dizer não por medo de perder o cliente e uma possível renda.

A maioria dos clientes vê isso e vai tirar vantagem de você intencionalmente. E às vezes, eles nem percebem que estão indo longe demais. Você se verá lidando com clientes rudes se disser sim o tempo todo. Portanto, aprender a dizer não e deixar seus clientes saberem que você não tolerará nenhum mau comportamento pode salvá-lo de inúmeras dores de cabeça a longo prazo.

Sempre peça um depósito

Desde o início, você precisa definir uma regra para que sua empresa nunca aceite um trabalho se o cliente se recusar a fornecer um depósito. Se você suspeitar ou achar que um cliente irá desaparecer assim que você entregar o projeto, diga a ele que você não entregará o resultado final a menos que ele pague integralmente. Para aqueles que já desapareceram, considere pedir o conselho de um advogado sobre como você pode recuperar seu dinheiro legalmente.

Use fatos ao lidar com um cliente passivo-agressivo

Clientes passivo-agressivos são aqueles que dão o polegar para cima e voltam para você horas depois dizendo que não estão satisfeitos com seu projeto. Alguns podem criticá-lo e até mesmo dizer que você não está ouvindo ou aberto a outras idéias.

Normalmente, essas pessoas se comunicarão com você de maneira educada e amigável. No entanto, suas palavras estão cheias de veneno. Portanto, é importante ter uma trilha de papel ao lidar com eles. Portanto, certifique-se de manter todas as comunicações que você tem com esses clientes e sempre encaminhe-as de volta para eles.

Copie e cole o que eles disseram anteriormente se estiverem distorcendo os fatos. Freqüentemente, você os verá se desculpando com você. Mas alguns não vão deixar você vencer e tornam as coisas ainda mais difíceis para você.

Fique calmo

Quando você estiver se sentindo frustrado com seu cliente, dê um passo para trás. Fazer isso o impedirá de atacar, do qual poderá se arrepender no futuro. Clientes negativos e tóxicos não pensarão duas vezes antes de enviar e-mails desagradáveis ​​ou fazer comentários desagradáveis. Em situações frustrantes como essa, é vital manter a calma.

Portanto, em vez de enviar um e-mail ou comentário igualmente ofensivo para seus clientes, simplesmente saia dessa situação. E então respire fundo para relaxar e acalmar sua mente. Seja a pessoa melhor e lembre-se de que não é assim que você encara o trabalho e a vida em geral.

Evite ser tóxico

Se você está tendo problemas com seus clientes, considere a possibilidade de que seu comportamento em relação a eles também possa ser tóxico.

Você está abusando da sua autoridade? Você está criando um equilíbrio de poder desigual? Você sempre precisa controlar todos os aspectos do projeto e não dar ao seu cliente a chance de fornecer informações? Se você disser sim a essas perguntas, talvez a culpa não seja inteiramente do seu cliente.

Demitindo clientes tóxicos

Existem muitos motivos para despedir um cliente, desde ser totalmente ofensivo até não pagar o suficiente por todo o seu trabalho árduo. Seja qual for o motivo, se um cliente estiver atrapalhando sua produtividade e você não se sentir confortável, demita-o.

Pode ser tentador dar a clientes rudes um pedaço de sua mente. Mas você deve ser educado e profissional ao fazer isso, não importa o quão tóxico seu cliente seja. Você pode simplesmente dizer a eles que está encerrando seu relacionamento de trabalho porque não é mais benéfico para vocês dois.

Lembre-se de que algumas pessoas realmente desagradáveis ​​podem caluniar você publicamente e arruinar sua reputação. Como freelancer, você deve proteger sua reputação e evitar arriscá-la atacando seu cliente por e-mail.

Por que você deve abrir mão de clientes tóxicos

  • Clientes desrespeitosos e negativos irão esgotá-lo emocionalmente. Além disso, é difícil se concentrar em uma tarefa se alguém está constantemente questionando suas habilidades.
  • Você não está ganhando tanto quanto pensa. Eles podem afastá-lo de outros projetos de geração de renda por causa de suas demandas.
  • Clientes autônomos tóxicos podem quebrar sua confiança. Eles vão questionar todas as suas ações e qualidade de trabalho, bem como pisar na sua auto-estima.
  • Clientes negativos podem destruir seu moral.
  • Um dos maiores problemas com clientes difíceis é que é difícil satisfazê-los. Mesmo se você estiver produzindo excelentes resultados, eles não ficarão felizes.

 

Nunca deixe ninguém abusar e tirar vantagem de você. Não tenha medo de desistir se achar que um cliente está se tornando tóxico e se você não está mais feliz em trabalhar com ele. Lembre-se de que você será mais produtivo se despedir clientes agressivos. Da mesma forma, existem muitos clientes melhores por aí que irão respeitá-lo e valorizar seu trabalho.

Você já encontrou clientes tóxicos antes? Beleza, então este post era para você!

Loading