(48) 99997-9868 carcasa@carcasa.com.br

Soft Skills: O que são e por que são tão importantes

dez 23, 2023 | Blog, PSICOLOGIA

Alba é uma menina que acaba de terminar um treinamento superior em contabilidade, está em plena busca por trabalho, nos últimos dias ela enviou um monte de CV através de vários portais de ofertas de emprego on-line e na próxima segunda-feira ela tem uma nomeação para uma primeira entrevista de emprego cara a cara.

Alba está muito nervosa, muito animada, quer sua primeira chance e também imprimiu seu CV em um formato cuidadoso no papel para entregá-lo em mãos para seu entrevistador ou entrevistador na segunda-feira.

O que Alba não sabe é que às vezes mais do que a imagem, o treinamento estudado e o resultado daquela primeira entrevista … há certas habilidades, chamadas de soft skills ou soft skills que serão fundamentais para a decisão final e para o desejado e aguardado – contratados.

Pode ser que depois de ler esta armadilha você tenha permanecido o mesmo que você era porque você não sabe o que isso significa e você nunca ouviu o termo soft skills antes, mas você já foi curioso … ou talvez se você conhece o termo mais, você está interessado, você está na mesma situação que Alba, procurando uma oportunidade de trabalho e você quer ir mais fundo nele … ou das duas opções é válida, então, fique aqui porque apenas este post tem como objetivo mais terr o efeito de terno, conceitue-se e aumente suas oportunidades de trabalho quando terminar de ler.

Quais são as soft skills

Esta não é a primeira vez que falamos em nosso blog de habilidades, aqui está um lembrete:

– Habilidades sociais
– Habilidades de comunicação
– etc.

Nesta ocasião, falaremos sobre as habilidades suaves ou suaves, protagonistas do nosso artigo.

E todos nós temos mais ou menos claros, que terminar certos estudos superiores (o grau em psicologia, formação profissional no campo da tecnologia, um módulo de moda superior, qualquer engenharia, etc.) ou aprender a falar uma segunda língua são competências gerais e habilidades (também chamadas de habilidades grossas) que ajudarão qualquer pessoa a treinar e começar a forjar sua carreira profissional, sua estabilidade no trabalho e se encaixar em uma determinada oferta de trabalho.

As habilidades moles ou suaves são definidas como essas características, qualidades ou traços da pessoa inata ou não (e são que você pode aprender e aperfeiçoar com a prática) e às vezes subjetivas, que fazem uma pessoa se destacar e diferenciar uma pessoa de outra, elas são habilidades mais finas e mais concretas, entram em detalhes e não estão diretamente ligadas ou relacionadas a um trabalho específico, então, se você possui algum, posicioná-lo porque isso pode ser útil e ate você globalmente para diferentes setores e posições trabalhistas.

Muitas das habilidades sociais podem ser equiparadas a forças pessoais, são ou podem ser muito semelhantes, e esse é o caso.

Se você não se lembra exatamente quais são os pontos fortes pessoais, não se esqueça de que os pontos fortes são esses traços individuais fundamentais e tão importantes para a Psicologia Positiva e que, mantendo-os em equilíbrio e dando-lhes o uso adequado nos ajudam a alcançar e alcançar o bem-estar emocional.
Por que eles estão tão em demanda

Com a melhoria dos departamentos de recursos humanos e o progresso nos processos de recrutamento e seleção, as empresas e os recrutadores estão cada vez mais avaliando e levando muito mais em conta as soft skills em face da tomada de decisões importantes, contratando ou não e promovendo uma pessoa.

Soft skills é sinônimo de qualidade, competência, preparação, desempenho e sucesso e só isso é o que fará uma pessoa se destacar contra outra e brilha e se projeta quando o treinamento específico ou básico é semelhante ou semelhante entre os dois. Soft Skills e psicologia andam de mãos dadas.

Soft Skills: Exemplos

Como comentamos na definição do termo, às vezes essas habilidades sociais podem parecer desobjetivas e não têm limites claros e marcados.

Já falamos sobre várias habilidades sociais em outros artigos dentro do nosso blog antes, mas vamos ver aqui, um para um, vários exemplos de soft skills, o principal suave e o mais exigido no momento.
Responsabilidade

Pessoa que realmente faz o que ele diz que vai fazer. Que ele não dê desculpas, não escape uma vez que se compromete, não deixa as coisas no meio, que ele tira e termina suas tarefas a tempo, é fiel em seus prazos e horários marcados.

Dentro da responsabilidade, enquadramos a parte em que a pessoa assume as consequências, sejam positivas ou negativas, de suas ações.

O termo procrastinação soa como você? Aqui nós detalhamos isso.
Comunicação, compreensão e escuta

Ter a capacidade de expressar bem o que pensamos e acreditamos. Você ganha e se interessa por saber e saber o que outros companheiros têm a dizer, capacidade de ouvir ativamente.

Para saber mais sobre a comunicação no mundo dos negócios, veja este post no qual nos concentramos nele, comunicação empresarial: chaves para uma comunicação eficaz.

Criatividade

Pensamento criativo e inovação. Pesquise novas soluções para erros ou problemas que possam aparecer ou encontrar maneiras novas e diferentes de alcançar um objetivo. Veja além, ser capaz de sair da zona de conforto.

Muitas vezes, quando pensamos sobre essa habilidade que imaginamos e podemos vir aos nossos chefes profissionais que trabalham no setor artístico (projetistas de moda, pintores, escritores…) ou publicidade e embora este seja o caso em muitas ocasiões, a verdade é que em muitos outros campos ou setores de trabalho (educação, bancos, tecnologia…) essa habilidade pode estar presente e sim, é que pode fazer você se destacar.

Quer ler mais sobre criatividade? Veja em detalhes este post: a criatividade nos torna infinitos.

Empatia

Cada vez mais importante para o bom ambiente, o clima de trabalho e o trabalho em equipe e, portanto, para a produtividade final da empresa é a capacidade de se colocar no lugar da pessoa que tenho ao meu lado e não apenas pensar no benefício individual em si.

Essa suavidade é fundamental para os líderes e líderes de equipe quando eles têm que gerenciar, motivar e entender as circunstâncias pessoais e individuais de cada companheiro.

Por causa da importância dessa habilidade, de um post inteiro que dedicamos à empatia, aqui você pode lê-la: empatia: se você se colocar no meu lugar, você pode entender meu comportamento.

Resiliência

Saí fortalecido, aprenda e supere depois de circunstâncias adversas, difíceis ou complicadas que temos que viver.

Assim como a empatia é muito importante e escrevemos muito sobre isso em nosso blog, também pensamos em resiliência, e só para isso falamos sobre resiliência, aqui deixo um de nossos artigos: Resiliência, suas cicatrizes fazem de você único.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma habilidade fundamental para uma convivência saudável entre membros e equipes de qualquer empresa. Ser capaz de identificar, gerenciar e gerenciar as emoções (agradáveis ou desagradáveis) das pessoas ao nosso redor, quando há momentos de frustração, de raiva, de alegria, de surpresa, de muito estresse, de medo… é um ponto adicional e extra para a pessoa que só vai conseguir coisas boas.

Habilidades digitais

A era digital chegou a ficar, novas tecnologias, redes sociais, chamadas de vídeo… já são nossas ferramentas de trabalho habituais e já são usadas em qualquer setor que você imagina. Portanto, uma habilidade que também é altamente valorizada e levada em conta é que a pessoa não ficou no pleistoceno, que não é um dinossauro digital e é capaz de aprender a usá-la e fazê-lo de forma flexível.
Flexibilidade

Ser capaz de se adaptar a mudanças repentinas, inesperadas e rápidas de forma eficaz e ágil, seja uma nova tarefa, a incorporação de uma nova pessoa na equipe, a perda de algum parceiro, uma mudança de localização física do trabalho, indo de teletrabalho ou obrigatório face a face… Ser flexível e não mostrar rigidez é uma habilidade muito exigida.

E, agora, como podemos adquirir, melhorar e aperfeiçoar o uso dessas habilidades suaves ou suaves?

Uma das melhores maneiras de fazer isso é com a prática e treinamento na área.

O IEPP vem treinando os melhores profissionais deste setor há mais de 10 anos, e graças ao Coaching, e mais especificamente com o Coaching de Fortalezas você pode adquirir ou melhorar algumas dessas habilidades sociais que eu tenho apenas detalhadas: flexibilidade, inteligência emocional, empatia… então, se você estava pensando em aprender, abordando e praticando com a ajuda do Coaching, você já tem um novo motivo para fazê-lo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Loading