(48) 99997-9868 carcasa@carcasa.com.br

“A ideia do aututor procura corrigir a alienação a que foram submetidos os professores, e que impera ainda hoje em vários projetos de EaD em nosso país.”

João Mattar – Anhembi Morumbi e Artesanato Educacional
Livro: Docência On-line Independente: novos horizontes profissionais na educação

Essa frase do Professor João Mattar expressa a situação de muitos projetos de EaD em instituições do ensino superior que contratam tutores mal remunerados e com pouca autonomia para lecionar disciplinas que não são de sua autoria.

Isso coloca em questão a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e a satisfação no trabalho daqueles que exercem o papel de tutores.

Dinâmicas laborais alienantes não acontecem, contudo, apenas em projetos de EaD em universidades. Meu primeiro emprego, que foi de gerente de projetos em educação a distância, tornou isso claro para mim. Embora o ambiente fosse ótimo na empresa onde estava, e minhas chefes pessoas excelentes, eu não tinha o grau de liberdade que desejava. Queria escolher quais projetos levar adiante e queria aplicar em cada um todos os princípios pedagógicos e processos de trabalho que valorizo.

Logicamente isso não foi possível, pois tínhamos que gerar receita, ampliar a base de clientes e atender aos vários atores envolvidos naqueles grandes contratos.

Esse emprego foi uma oportunidade de aprendizagem para mim, mas não seria algo que poderia fazer indefinidamente. Por isso, em tempo, pedi demissão e fui viajar um pouco. Na volta, ao invés de procurar outro emprego, criei meu site de cursos on-line…

Foi uma das melhores decisões que fiz em minha vida.

Não posso recomendar que outras pessoas façam mudanças assim. Minha sugestão é que experimentem gradualmente a viabilidade de seus empreendimentos.

Mas esse caminho funcionou no meu caso e, ao longo dos anos recebi convites para trabalhar em algumas empresas. Minha opção, no entanto, sempre foi de evitar vínculos como funcionário assalariado. Desse modo, pude continuar com meus próprios cursos on-line e escolher quais clientes atender como consultor.

Ocorre que mesmo um bom emprego dificilmente supera os benefícios de se trabalhar em casa com a possibilidade de fazer os próprios horários, a liberdade pedagógica na criação dos projetos, o reconhecimento profissional, o trabalho pleno em significado, e a remuneração que se pode obter como profissional independente e autor de um curso on-line bem sucedido.

Esse é um desafio que exige dedicação e atualização constante, mas pode significar a fuga dos esquemas de trabalho tradicionais para quem estiver motivado a empreender…

Achei este artigo bem legal, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TUTORES EM EAD que pode complementar este tópico.

Loading