(48) 99997-9868 carcasa@carcasa.com.br

O que é nuvem no mundo digital?

nov 3, 2022 | Blog

Novos ambientes podem propiciar algumas ressignificações de palavras cotidianas. Esse é o caso da implementação das ferramentas digitais para o conceito de nuvem.

É muito comum encontrar velhas denominações com novos significados. Sejam eles com novas palavras e velhos conceitos ou vice-versa.

Produções textuais que têm o intuito de persuadir e convencer podem ser entendidas como copywriting, assim como vídeos ao vivo podem ser entendidas como lives.

As possibilidades são infinitas e é importante classificar alguns desses conceitos para que não se faça confusão.

Até mesmo ferramentas e itens que sempre fizeram parte do dia a dia acabam assumindo novas formas no ambiente digital.

Um álbum de família, por exemplo, pode, agora, estar na nuvem. Contudo, isso não significa que, de forma literal, as fotos irão cair do céu.

Na verdade, esse conceito é muito difundido e tem ganhado cada vez mais espaço diante dos avanços computacionais.

Se, por acaso, um cliente de um buffet finger food a domicílio estiver acessando o seu cardápio online, isso significa que ele está na nuvem.

Ou seja, mais do que uma ressignificação de uma palavra corriqueira, a nuvem é uma ferramenta que tem mudado os paradigmas de mercado.

Por se valer de outros servidores para efetuar o armazenamento, essa ferramenta pode apresentar uma série de benefícios para quem usa:

  • Otimização de acesso;
  • Agilidade no dispositivo;
  • Grande capacidade de armazenamento, 
  • Acesso às bibliotecas remotas.

É certo que há uma série de vantagens que esse tipo de conceito trouxe para a vida das pessoas. Essas são apenas algumas.

No sentido da otimização do acesso, a nuvem tem a capacidade de utilizar a velocidade da navegação do usuário para acessar itens armazenados em outros servidores.

Uma empresa de sistema de alarme residencial via celular pode, por exemplo, disponibilizar para o cliente um aplicativo com os dados armazenados em nuvem.

Ou seja, isso significa que não há nenhum daqueles dados armazenados no celular do usuário, mas, sim, em servidores contratados pela empresa.  

Na verdade, é possível que, até mesmo do ponto de vista da empresa, esse armazenamento esteja sendo feito por um terceiro elemento nessa relação.

Outra vantagem que pode ser notada é, justamente, a capacidade da agilização dos dispositivos.

Suponha-se que uma clínica para fazer exame demissional tenha todos os prontuários armazenados em seu computador local, isso pode significar uma obstrução da navegabilidade daquele equipamento.

Por isso, torna-se tão importante a adoção de ferramentas de armazenamento de prontuários. Isso pode ser feito de uma forma mais artesanal ou, em outra medida, pela contratação de algum serviço especializado em fazer isso na área da saúde.

Além disso, incide-se, portanto, uma grande capacidade de armazenamento nessas ferramentas, uma vez que, se houver a necessidade do aumento da memória, é só contratar um serviço de nuvem com mais espaço.

Um lar para idosos de luxo pode, em grande medida, ter uma série de filiais espalhadas pelo Brasil.

Nesse sentido, haverá um grande volume de dados a serem armazenados e compartilhados.

Só através da nuvem esses dados poderão estar presentes para toda a equipe de forma ágil, uma vez que seria impossível, por exemplo, efetuar a transferência desse fluxo grande via e-mail.

Por fim, há, também, a possibilidade de acesso às bibliotecas remotas, já que estará tudo disponível de forma remota.

Isso é possível de verificar através dos serviços de streamings disponíveis no mercado que fazem uso dessa tecnologia.

O que é computação em nuvem?

Para a compreensão de alguns mecanismos do ambiente digital, é preciso entrar em aspectos minuciosos de seu funcionamento.

Nesse caso, o primeiro ponto a ser esclarecido é o porquê dessa palavra ter sido atribuída para esse tipo de serviço.

Isso se dá, portanto, a partir do caráter remoto de armazenamento que a nuvem consegue possibilitar.

Ou seja, do ponto de vista do usuário, fica fácil perceber os porquês dessa terminologia ser utilizada.

Afinal de contas, basta pegar o celular e abrir algum aplicativo de streaming. Nesse momento, todos os filmes ou músicas estarão disponíveis a um clique, mas sem estarem armazenados no celular.

Sendo assim, é como se uma nuvem pairava sobre o dispositivo com todas essas informações disponíveis.

Contudo, de forma mais técnica, essa perspectiva é apenas metafórica, ou seja, o seu funcionamento é menos lírico que isso.

Na verdade, a nuvem é uma prática que utiliza  servidores remotos para efetuar o armazenamento de dados.

Essa medida tem a capacidade de fornecer, por exemplo, para uma empresa que vende serviço de copeira em marketplace uma série de informações sobre os frequentadores daquela página.

Seja no dia a dia para otimizar o armazenamento de dados mais corriqueiros como fotografia ou no ambiente empresarial, essa prática tem ganhado cada vez mais adeptos por sua praticidade.

Exemplos de computação em nuvem

Um dos fatores mais importantes a ser apontado quando o assunto é ambiente digital é, justamente, a capacidade desses elementos se entranhar no cotidiano e não conseguir saltar aos olhos no primeiro momento.

Por isso, cabe, nesse sentido, estabelecer alguns exemplos diários de como a nuvem está presente.

GPS

O GPS faz uso de um armazenamento complexo de dados sobre localidades diferentes e tem a capacidade de sincronizá-los com a localização do usuário.

Esses logradouros, obviamente, não estão armazenados no celular, mas, sim, em grandes computadores do servidor daquele aplicativo.

Por exemplo, só assim será possível para o cliente, ao pesquisar “empresa de conserto de catraca de acesso para empresas perto de mim”, localizar a melhor opção para ele.

Streaming

Os streamings são os exemplos mais corriqueiros de todos, uma vez que todo mundo sai de casa ouvindo uma música no fone de ouvido.

Apesar desses serviços oferecerem o download para diminuir o consumo de dados móveis, essa prática só é possível por conta de seu armazenamento remoto.

Aplicativos de filmes e vídeos também são partícipes dessa mesma modalidade de programação.

Um usuário que está procurando por tutoriais de como trocar o transmissor de pressão absoluta pode até não se dar conta, mas está utilizando a nuvem para resolver um de seus problemas.

Documentos

Esse é, talvez, o elemento que melhor esclarece o funcionamento da nuvem para os usuários, uma vez que, nesse caso, sua terminologia é verbalizada.

Ou seja, ao compartilhar um documento ou algum arquivo, o usuário pode enviar o link e dizer “está na nuvem”.

Nesse sentido, todos esses aplicativos mais famosos de armazenamento em nuvem podem ser utilizados nesse exemplo.

Se, por exemplo, uma empresa que presta o serviço de controlador de acesso estacionamento estiver querendo enviar alguns vídeos de exemplos, mas não quiser apostar em sua rede de banda larga, é possível utilizar esses links.

Vantagens de utilizar em empresas

Há, nesse sentido, uma série de vantagens que as nuvens podem atribuir ao dia a dia do usuário comum. 

Contudo, é preciso compreender como essa dinâmica pode se consolidar no meio empresarial de forma acentuada.

Aspectos flexíveis

A partir de sua política de dados remotos, é possível que a empresa consiga fazer todos os backups necessários para não ter problemas.

Se, porventura, ela estiver precisando trocar os computadores de seus funcionários, isso não representará perda alguma de seus dados.

Isso se dá, sobretudo, porque nenhuma dessas informações essenciais dependerão do funcionamento de um computador.

Além disso, essa é uma prática muito utilizada pelas empresas que adotam o modelo de home office, já que é possível acessar esses dados de qualquer lugar.

Aumento de desempenho

Como já mencionado anteriormente, o aumento de desempenho dos computadores de uma empresa pode ser o grande trunfo da adoção dessa técnica.

Contudo, computadores mais ágeis significam, também, uma equipe trabalhando melhor e com mais assertividade.

Nesse sentido, há, também, uma grande incidência em aspectos de custos e benefícios positivos para a empresa.

Considerações finais

Uma das grandes verdades que podemos perceber, é que os fatos corriqueiros acabam não sustentando certas substâncias para compreensão.

Assim como as nuvens do céu fazem parte da nossa paisagem, a computação em nuvem passou a ter esse mesmo aspecto.

Afinal de contas, ela facilita tanto a vida do sujeito que não é nem necessário pensar onde é que esses dados estão armazenados.

Seja no GPS, no streaming ou em armazenamento de documentos, a nuvem é um fator preponderante no dia a dia das pessoas.

Isso é importante de ser dito, uma vez que seus aspectos podem ser dotados de sutilezas que podem passar despercebidas.

Compreender esses pormenores pode significar, dentre outras coisas, explorar essas vantagens.

Isso pode ganhar mais destaque no ambiente empresarial, uma vez que as ferramentas disponíveis já conseguem dar conta dos aspectos mais domésticos.

Portanto, entender sobre a flexibilidade e o aumento de desempenho que elas proporcionam, pode representar um triunfo de diversos objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Loading