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Perguntas frequentes sobre psicologia positiva

jun 10, 2021 | Blog, PSICOLOGIA

A seguir estão as respostas às perguntas mais frequentes sobre psicologia positiva. Estes são amplamente baseados no livro Primer in Positive Psychology de Christopher Peterson (2006), no livro de Martin Seligman Authentic Happiness (2002) e em um artigo de Seligman e Pawelski (2003).

1. A psicologia positiva é um abandono ou rejeição do resto da psicologia?

Em uma palavra, não. Desde a Segunda Guerra Mundial, a psicologia concentrou seus esforços nos problemas psicológicos e em como resolvê-los. Esses esforços renderam grandes dividendos. Grandes avanços foram feitos na compreensão e no tratamento de distúrbios psicológicos. Tratamentos eficazes agora existem para mais de uma dúzia de distúrbios que antes eram vistos como intratáveis ​​(Barrett & Ollendick, 2004; Evans et al., 2005; Hibbs & Jensen, 1996; Kazdin & Weisz, 2003; Nathan & Gorman, 1998, 2002; Seligman, 1994).

Uma consequência desse enfoque nos problemas psicológicos, entretanto, é que a psicologia tem pouco a dizer sobre o que torna a vida mais digna de ser vivida. A psicologia positiva se propõe a corrigir esse desequilíbrio concentrando-se nos pontos fortes e fracos, na construção das melhores coisas da vida e também na reparação do pior. Afirma que a bondade e a excelência humanas são tão autênticas quanto a angústia e a desordem, que a vida envolve mais do que a solução de problemas.

A preocupação da psicologia com a solução de problemas humanos é compreensível e certamente não deve ser abandonada. O sofrimento humano exige soluções cientificamente informadas. Sofrimento e bem-estar, entretanto, fazem parte da condição humana, e os psicólogos devem se preocupar com ambos.

2. A psicologia positiva trata apenas de fazer as pessoas felizes?

“Felicidade” é comumente definida como um estado de bem-estar ou experiência prazerosa, mas essa noção de felicidade é apenas uma pequena parte da psicologia positiva. A psicologia positiva é o estudo científico dos pontos fortes e virtudes que permitem que indivíduos e comunidades prosperem. De acordo com Seligman (2002), a psicologia positiva tem três preocupações centrais: emoções positivas, traços individuais positivos e instituições positivas. A compreensão da emoção positiva envolve o estudo do contentamento com o passado, da felicidade no presente e da esperança no futuro. Compreender os traços individuais positivos consiste no estudo das forças e virtudes, como a capacidade de amar e trabalhar, coragem, compaixão, resiliência, criatividade, curiosidade, integridade, autoconhecimento, moderação, autocontrole e sabedoria.

Cada um desses três domínios está relacionado a um significado diferente do termo cientificamente pesado “felicidade”, e cada um tem seu próprio caminho para a felicidade (Seligman, 2002). As emoções positivas conduzem à vida agradável, que é semelhante às teorias hedônicas da felicidade. Usar os próprios pontos fortes em uma tarefa desafiadora leva à experiência de fluxo (Csikszentmihalyi, 1990) e à vida engajada. Colocar seus pontos fortes a serviço de algo maior do que você mesmo pode levar a uma vida significativa (por exemplo, pertencer e servir a instituições como educação, imprensa livre, religião, democracia e família, para citar alguns).

3. Psicologia positiva é o mesmo que pensamento positivo?

A psicologia positiva difere do pensamento positivo de três maneiras significativas. Primeiro, a psicologia positiva é baseada em estudos científicos empíricos e replicáveis. Em segundo lugar, o pensamento positivo exige positividade em nós em todos os momentos e lugares, mas a psicologia positiva não. A psicologia positiva reconhece que, apesar das vantagens do pensamento positivo, há momentos em que o pensamento negativo ou realista é apropriado. Estudos descobriram que o otimismo está associado a melhor saúde, desempenho, longevidade e sucesso social (Seligman, 1991; Lyubomirsky, King & Diener, 2005), mas há evidências de que em algumas situações o pensamento negativo leva a mais precisão e ser preciso pode ter consequências importantes (Alloy, Abramson, & Chiara, 2000). O pensamento otimista pode estar associado a uma subestimação dos riscos (Peterson & Vaidya, 2003). Por exemplo, não queremos necessariamente que um piloto ou controlador de tráfego aéreo seja um otimista ao decidir se decola durante uma tempestade.

A terceira distinção entre pensamento positivo e psicologia positiva é que muitos estudiosos da psicologia positiva passaram décadas trabalhando no lado “negativo” das coisas – depressão, ansiedade, trauma, etc. Não vemos a psicologia positiva como um substituto para a psicologia tradicional, mas apenas como um suplemento aos ganhos duramente conquistados pela psicologia tradicional.

4. A psicologia positiva está descobrindo algo surpreendente? Isso é apenas coisa que minha mãe sabe?

Algumas das descobertas da psicologia positiva parecem senso comum. Isso acrescenta algo ao que já sabemos sobre a vida boa? É fácil afirmar que algo é óbvio depois que as evidências são apresentadas. É tarefa da ciência provar ou refutar empiricamente o que consideramos sabedoria comum. Às vezes, essa “sabedoria” comum é verdade, às vezes não. A sabedoria de uma pessoa pode ser a loucura de outra. A pesquisa em psicologia positiva está descobrindo algumas coisas que podem não ser consideradas sabedoria para todos.

Para citar apenas alguns:

  • A riqueza está apenas fracamente relacionada à felicidade tanto dentro quanto entre as nações, particularmente quando a renda está acima do nível de pobreza (Diener & Diener, 1996).
  • Atividades que fazem as pessoas felizes em pequenas doses – como fazer compras, boa comida e ganhar dinheiro – não levam à realização no longo prazo, indicando que têm retornos decrescentes rapidamente (Myers, 2000; Ryan & Deci, 2000).
  • Envolver-se em uma experiência que produz ‘fluxo’ é tão gratificante que as pessoas estão dispostas a fazer isso por si mesmas, e não pelo que elas vão ganhar com isso. A atividade é sua própria recompensa. O fluxo é experimentado quando as habilidades de alguém são suficientes para uma atividade desafiadora, na busca de um objetivo claro, com feedback imediato sobre o progresso em direção ao objetivo. Em tal atividade, a concentração está totalmente envolvida no momento, a autoconsciência desaparece e a noção do tempo é distorcida (Csikszentmihalyi, 1990).
  • Pessoas que expressam gratidão regularmente têm melhor saúde física, otimismo, progresso em direção às metas, bem-estar e ajudam mais os outros (Emmons & Crumpler, 2000).
  • Tentar maximizar a felicidade pode levar à infelicidade (Schwartz et al., 2002).
  • Pessoas que testemunham outras realizando boas ações experimentam uma emoção chamada ‘elevação’ e isso os motiva a realizar suas próprias boas ações (Haidt, 2000).
  • O otimismo pode proteger as pessoas de doenças mentais e físicas (Taylor et al., 2000).
  • Pessoas otimistas ou felizes têm melhor desempenho no trabalho, na escola e nos esportes, são menos deprimidas, têm menos problemas de saúde física e se relacionam melhor com outras pessoas. Além disso, o otimismo pode ser medido e aprendido (Seligman, 1991; Lyubomirsky, King & Diener, 2005).
  • Pessoas que relatam emoções mais positivas no jovem adulto vivem uma vida mais longa e saudável (Danner, Snowdon, & Friesen, 2001).
  • Os médicos que experimentam emoções positivas tendem a fazer diagnósticos mais precisos (Isen, 1993).
  • O desenvolvimento humano saudável pode ocorrer mesmo em condições de grandes adversidades devido a um processo de resiliência que é comum e completamente normal (Masten, 2001).
  • Existem benefícios associados à escrita de divulgação. Indivíduos que escrevem sobre eventos traumáticos são fisicamente mais saudáveis ​​do que grupos de controle que não o fazem. Indivíduos que escrevem sobre os benefícios percebidos de eventos traumáticos obtêm os mesmos benefícios para a saúde física que aqueles que escrevem apenas sobre o trauma (King & Miner, 2000). Indivíduos que escrevem sobre seus objetivos de vida e seu melhor futuro imaginado obtêm benefícios de saúde física semelhantes aos daqueles que escrevem apenas sobre eventos traumáticos. Além disso, escrever sobre objetivos de vida é significativamente menos angustiante do que escrever sobre traumas e está associado a um maior bem-estar (King, 2001).
  • As pessoas são incapazes de prever por quanto tempo ficarão felizes ou tristes após um evento importante (Gilbert, Pinel, Wilson, Blumberg & Wheatley, 1998; Wilson, Meyers, & Gilbert, 2001). Esses pesquisadores descobriram que as pessoas normalmente superestimam por quanto tempo ficarão tristes após um acontecimento ruim, como um rompimento romântico, mas não conseguem aprender com as repetidas experiências que suas previsões estão erradas.

5. A ciência da psicologia positiva é descritiva ou prescritiva? Em outras palavras, estamos tentando dizer às pessoas como elas devem viver?

A psicologia positiva é descritiva, não prescritiva, pelo menos na visão de Seligman, embora outros discordem. Não estamos dizendo às pessoas quais escolhas elas devem fazer; estamos apenas informando-os sobre o que se sabe sobre as consequências de suas escolhas. A vida boa para uma pessoa não é necessariamente a vida boa para outra. A pesquisa empírica objetiva sobre as condições que levam a resultados diferentes, entretanto, pode ajudar as pessoas a fazerem escolhas mais informadas, mas não assumimos qualquer posição teórica sobre a conveniência das diferentes escolhas.

6. Enquanto houver sofrimento no mundo, como podemos justificar a dedicação de tempo e recursos à psicologia positiva? O sofrimento humano não é mais importante do que o bem-estar?

A pesquisa mostrou que uma maneira de ajudar as pessoas que sofrem é focar na construção de forças. Os principais avanços na prevenção ocorreram em grande parte com o fortalecimento das pessoas. Pesquisadores de prevenção descobriram que existem forças que agem como amortecedores contra doenças mentais: coragem, mentalidade futura, otimismo, fé, ética de trabalho, esperança, honestidade, perseverança e a capacidade de fluxo e percepção, para citar vários. A prevenção pode ser muito mais eficaz do que a cura – veja como as imunizações eliminaram em grande parte a poliomielite e outras doenças. Além disso, as pessoas se preocupam com mais do que apenas o alívio de seu sofrimento. Essas pessoas também se preocupam em ter uma vida plena e significativa.

As intervenções de psicologia positiva podem aumentar a felicidade e aliviar os sintomas de depressão (Seligman, Steen, Park & ​​Peterson, 2005). Fredrickson (2001) descobriu que a emoção positiva pode “desfazer” a emoção negativa e ser os blocos de construção da resiliência que combatem as doenças físicas. A pesquisa de Lyubomirsky (2001) sobre as condições que aumentam a felicidade tem relevância para a prática da psicologia clínica e o alívio dos transtornos mentais. As forças funcionam como um amortecedor contra adversidades e distúrbios psicológicos e podem ser a chave para a resiliência (Masten, 2001). A responsabilidade de um psicólogo não é apenas curar danos e tratar distúrbios, mas também orientar as pessoas em direção a uma vida que pode ser gratificante e significativa.

7. As pessoas felizes são estúpidas?

Parece haver um preconceito em nossa cultura para perceber as pessoas felizes como menos inteligentes. Chamamos alguém de Poliana se quisermos descartar seu otimismo como tolo. Chamamos alguém de idiota sorridente se quisermos dizer que a felicidade é ingênua. Talvez esse estereótipo resulte da visão de que a vida é trágica.

Embora haja evidências de que, em algumas situações, o pensamento negativo leva a mais precisão (Alloy, Abramson, & Chiara, 2000) e que o pensamento otimista pode estar associado a uma subestimação dos riscos (Peterson & Vaidya, 2003), a maioria das pesquisas o faz não apóiam essa visão de pessoas felizes: Pessoas otimistas ou felizes têm mais sucesso no trabalho, na escola e nos esportes, são menos deprimidas, têm menos problemas de saúde física e têm melhores relacionamentos com outras pessoas (Seligman, 1991; Lyubomirsky, King & Diener, 2005).

8. A psicologia positiva é um novo campo?

Não não é. A psicologia positiva tem muitos ancestrais ilustres. Desde, pelo menos, a época de Sócrates, Platão e Aristóteles, a “boa vida” tem sido objeto de investigação filosófica e religiosa. Os psicólogos trabalham com psicologia positiva há décadas. Simplesmente não foi chamada de psicologia positiva. Para citar apenas alguns: Rogers (1951) e Maslow (1970) que são os fundadores do campo da psicologia humanística, programas de prevenção baseados no bem-estar por Albee (1982) e Cowen (1994), trabalho de Bandura (1989) e outros em autoeficácia, pesquisa sobre indivíduos dotados (por exemplo, Winner, 2000), concepções mais amplas de inteligência (por exemplo, Gardner, 1983; Sternberg, 1985), entre muitos outros. Marie Jahoda (1958) defendeu a compreensão do bem-estar por si só, não simplesmente como ausência de desordem ou sofrimento.

A psicologia positiva reconhece uma dívida para com a psicologia humanística, que era popular nas décadas de 1960 e 1970 e tem muitos seguidores até hoje. Abraham Maslow e Carl Rogers (entre outros) propuseram que as pessoas se esforcem para aproveitar ao máximo seu potencial em um processo chamado autoatualização, que pode ser impedido ou possibilitado por uma variedade de condições. A psicologia humanística enfatiza os objetivos pelos quais as pessoas se empenham, sua consciência desse empenho e a importância da escolha racional nesse processo.

Os psicólogos positivos de hoje não inventaram o estudo da felicidade, do bem-estar ou dos pontos fortes. A contribuição da psicologia positiva contemporânea foi apresentar o argumento explícito de que o que torna a vida mais digna de ser vivida merece seu próprio campo de estudo com base empírica, fornecer um termo guarda-chuva que reúne linhas isoladas de teoria e pesquisa, para promover a fertilização de ideias em campos relacionados por meio de conferências, institutos de verão e bolsas de pesquisa, para desenvolver uma visão conceitual abrangente de noções gerais de felicidade, para trazer este campo à atenção de várias fundações e agências de financiamento, para ajudar a arrecadar dinheiro para pesquisas e para firmemente afirmações fundamentais sobre o método científico.

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