Por que auditar o SEO do seu site?
Se você administra um site, provavelmente está ciente da importância da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) . SEO é a prática de estruturar e organizar seu site e seu conteúdo para a melhor visibilidade possível nos principais buscadores. Para descobrir se o seu site está tendo um bom desempenho e sendo bem colocado nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs), você precisará realizar uma auditoria de SEO.
Quer saber como conduzir uma auditoria de SEO do seu site?
Vamos mergulhar!
Por que auditar o SEO do seu site?
Uma auditoria de SEO é uma tarefa abrangente com várias etapas que o ajuda a examinar mais de perto a maneira como otimizou seu site WordPress até agora. A realização de uma auditoria de SEO lhe dará uma boa ideia se sua estratégia de SEO precisa ser revisada. Ao mergulhar fundo no desempenho do seu site, você obterá clareza sobre o que está funcionando agora e o que não está. Além disso, você obterá as respostas de que precisa para ajustar sua estratégia.
Provavelmente, as pessoas que procuram por sites como o seu não se aventuram além da primeira página do ranking de pesquisa do Google. De acordo com dados da Backlinko , apenas 0,78% das pessoas que usam a pesquisa do Google realmente clicam em qualquer coisa que aparece na página dois. Isso significa que a concorrência e a pressão para chegar à página um são incrivelmente altas. Isso também significa que os sites da página dois em diante sofrem no departamento de tráfego.
Quando você consegue resolver os problemas relacionados ao SEO em seu site, é mais provável que você aumente o tráfego para seu site com o tempo, ganhando um público mais amplo no processo. Se você dirige uma empresa, pode notar um aumento na receita como resultado das mudanças. Afinal, o objetivo de ter um site é obter tráfego, certo? Por que não remover o máximo possível de barreiras à entrada?
Se você está pronto para executar uma auditoria de SEO em seu site WordPress, há muito terreno importante a ser abordado. Vamos começar.
Selecione um plugin abrangente de SEO para WordPress
Um bom SEO significa melhor PageRank , o que, em última análise, significa maior visibilidade para o seu site. Esteja você apenas começando seu site ou revisitando seu desempenho e estratégia de SEO, o uso de um plugin de SEO para WordPress pode ajudar a aumentar suas chances de classificação mais elevada nos SERPs. Existem vários plug-ins excelentes disponíveis, alguns dos quais incluem ferramentas detalhadas que ajudam você a configurar seu SEO de forma adequada, de cima para baixo.
Aqui estão alguns dos plug-ins mais bem avaliados para SEO:
- Yoast SEO , que inclui ferramentas para ajudar os proprietários de sites WordPress a otimizar o conteúdo de seus sites
- Rank Math SEO , uma ferramenta de SEO baseada em IA para WordPress – que se integra com Divi, como um bônus adicional
- All in One SEO , uma ferramenta que ajuda na configuração completa de SEO, além de pontuar e exibir seu desempenho de SEO para que você saiba onde seu site está
Como otimizar o SEO para todo o seu site é um processo demorado e trabalhoso, um plug-in sólido pode ajudar você a economizar tempo e dinheiro.
Conduzir um rastreamento de site
Precisa verificar o desempenho das páginas do seu site? Você pode automatizar parte do seu auditoria SEO usando um serviço que executa um rastreamento site, como Ahrefs , SEMRush , ou Feixe Us Up (uma ferramenta gratuita). Para os fins deste artigo, usei o SEMRush para executar uma auditoria de site para que você possa ver como funciona e o que a ferramenta procura.
Como executar uma auditoria rápida no site SEMRush
Quer saber como conduzir uma auditoria de site no SEMRush? Vamos dar uma olhada.
1. No painel, clique em Auditoria do site no menu de navegação à esquerda.
2. Digite seu URL na caixa de pesquisa e clique em Iniciar auditoria.
3. Você verá um menu pop-up que solicita que você selecione quantas páginas do site deseja rastrear e de qual fonte. Selecione suas opções e clique em Iniciar auditoria do site.
4. O SEMRush exibirá uma página do projeto com os resultados básicos da auditoria listados em uma linha de planilha simples. Para visualizar o painel completo de auditoria do site, clique no URL azul do site.
5. Agora, você poderá ter uma visão geral da auditoria aqui no painel. Você pode ver Erros, Avisos e Avisos (que não são correções obrigatórias, mas são fortemente recomendados). Além disso, você pode ver a integridade geral do site, páginas rastreadas, principais problemas, rastreabilidade, HTTPS, vitais essenciais da web, desempenho do site, links internos e marcação. Use o menu na parte superior do painel de auditoria para se aprofundar nos detalhes do rastreamento do site.
Você poderá acessar estatísticas detalhadas e ver uma lista do desempenho de SEO de suas páginas, além de problemas que você precisa corrigir. Uma forte ferramenta de SEO lhe dará uma ideia de como seu site está otimizado. Também o ajudará a superar todos os aspectos essenciais do SEO técnico.
Verifique se todas as suas páginas estão indexadas na pesquisa
Às vezes, e por vários motivos, o Google não indexa todas as páginas do seu site. Os usuários da Internet não conseguirão encontrar o conteúdo do seu site se ele não aparecer na pesquisa. Embora isso geralmente aconteça apenas em pequena escala, qualquer página perdida pode resultar em uma perda significativa para o seu site.
Quer saber se suas páginas estão sendo indexadas corretamente? Abra uma nova janela do navegador e digite o seguinte na barra de pesquisa (com o URL do seu site, é claro):
01
|
site:yoursiteURL.com/blog |
Eu entrei:
01
|
site:elegantthemes.com/blog |
No topo da página, você verá o número aproximado de resultados exibidos logo abaixo da barra de pesquisa. Observe, no momento em que conduzi minha pesquisa, que o site Elegant Themes tinha 5.570 resultados indexados.
Procure suas páginas publicadas no WordPress
Para verificar se o Google está indexando todas as suas páginas, vá até o painel do WordPress. Como você pode ver, há 4.711 posts publicados listados aqui. Isso significa que o Google está reconhecendo mais páginas ativas do que as que publicamos – o que é bom. O problema surge quando você tem mais páginas ativas em seu site do que o Google consegue encontrar.
Para resolver esse problema, você precisa se certificar de que o Google está realmente indexando o seu site. SEMRush tem um tutorial abrangente sobre como fazer com que mais páginas do seu site apareçam no Google. Você pode dar uma olhada nisso aqui . Se você quiser examinar mais a fundo por que o Google está faltando algumas de suas páginas, o Google publicou algumas orientações para ajudá-lo .
Como alternativa ao uso da consulta de pesquisa do Google, você pode usar o Google Search Console para ver quantas de suas páginas estão indexadas no momento. Criamos um guia para ajudá-lo a percorrer essa ferramenta aqui .
Nota: Ter um mapa do site sólido pode ajudá-lo com a indexação adequada. Se precisar de ajuda para criar um, reunimos uma lista de plug-ins de mapas de sites do WordPress que facilitam o trabalho.
Pesquise quais palavras-chave você está classificando
Se você está de alguma forma familiarizado com os conceitos de SEO, então entende que as palavras-chave estão no centro de qualquer estratégia de SEO viável. Almejar as palavras-chave apropriadas e criar conteúdo de primeira linha são duas das etapas mais importantes para obter uma classificação mais elevada nas SERPs. Embora você possa ter conduzido uma pesquisa de palavras-chave quando criou (ou atualizou pela última vez) seu site, é necessário revisitar essas palavras-chave de vez em quando.
O Google Analytics é uma ótima maneira de verificar o desempenho de suas palavras-chave. No painel, basta clicar em Aquisição no menu de navegação à esquerda, em Todo o tráfego, em seguida em Canais e, por fim, em Pesquisa orgânica.
Depois de clicar em Pesquisa orgânica, você verá uma lista de palavras-chave, que indica quais termos de pesquisa estão levando os visitantes do site a você. Você pode visualizar o tráfego até o dia, semana, mês ou ano, ou ligar para um intervalo de datas personalizado. A capacidade de alternar entre intervalos de datas o ajudará a ter uma visão geral de como suas palavras-chave podem ter mudado desde o momento em que você lançou seu site até agora.
Coloque suas palavras-chave de alta classificação para funcionar
Faça uma lista das palavras-chave de melhor desempenho no console do Google Analytics. Agora é hora de colocá-los para trabalhar. Pegue sua lista de palavras-chave e:
- Compare-os com sua lista de palavras-chave inicial, se você a tiver em mãos. Você usou em demasia algumas palavras-chave que não tiveram um bom desempenho e poderia trocá-las por outras com melhor desempenho?
- Preencha as lacunas de SEO no conteúdo existente, adicionando palavras-chave e tags conforme apropriado. Não se sobrecarregue com esta parte do processo. Se você viu que algumas palavras-chave têm apresentado um desempenho excepcionalmente bom, veja como pode ser capaz de aproveitá-las um pouco mais.
- Atualize e renove o conteúdo antigo ou desenvolva novo conteúdo que utilize as novas palavras-chave populares.
Se você ainda não tem uma conta do Google Analytics configurada, pode instalar um plugin do WordPress para ajudá-lo a acessá-los facilmente. Os plug-ins do Google Analytics para WordPress são uma maneira fantástica de visualizar suas análises facilmente a partir do painel do seu site. Cobrimos alguns plug-ins excelentes para o Google Analytics nesta postagem do blog , então dê uma olhada e veja o que funciona para você.
Verifique seu URL canônico e configure os redirecionamentos apropriados
Quando os usuários pesquisam o seu site, você deseja que os mecanismos de pesquisa saibam o que devem exibir com base na versão do seu site. Isso é chamado de URL canônico. Vejamos um exemplo do que isso significa.
Um URL canônico informa ao Google qual URL é o correto para o nosso site. Por exemplo, o URL canônico de nosso site é https://www.elegantthemes.com . Se um URL canônico não for definido, os mecanismos de pesquisa podem ficar confusos. Como resultado, seu site pode ser penalizado nas classificações de pesquisa.
Uma maneira fácil de verificar seu URL canônico é acessar sua página inicial, clicar com o botão direito e visualizar a fonte. Seu URL canônico aparecerá na seção principal do seu HTML. Esta é a aparência do nosso no código-fonte:
01
|
<link rel="canonical" href="https://www.elegantthemes.com/" |
A primeira coisa que você precisa fazer como parte de sua auditoria de SEO é certificar-se de que seu URL canônico esteja definido (você pode encontrar mais informações sobre isso aqui ). Você pode então definir diferentes versões do seu URL, como http://elegantthemes.com ou elegantthemes.com , para redirecionar para o URL canônico. Não negligencie essa etapa, pois ela pode ter um impacto significativo nas SERPs.
Verifique seus backlinks
Backlinks e alcance orgânico são extremamente importantes para sua classificação de SEO. Leva tempo, consistência e conteúdo de alta qualidade para construir backlinks fortes. Isso porque, para fazer com que sites confiáveis tenham um link para o seu conteúdo, você deve criar confiança e interesse neles. Portanto, se você leva a sério uma auditoria de SEO, precisa ficar curioso sobre seus backlinks.
Observação: a análise de backlinks só é útil se o seu site já existe há algum tempo. Se for um novo site, é provável que você não tenha muitos.
Você pode aproveitar o Google Analytics para verificar seus backlinks. Para fazer isso, vá até seu painel e selecione Aquisição no menu de navegação à esquerda. Clique em Todo o tráfego e em Referências para ver seus backlinks. O Google lista cada site, e você pode ver as fontes dos backlinks, além de seu desempenho.
Como alternativa ao Google Analytics, você pode usar ferramentas como Ahrefs, Moz, SEMRush ou Majestic SEO para verificar os backlinks. Escrevemos mais sobre essas ferramentas aqui , para que você possa ver o que cada uma oferece. Independentemente dos resultados da análise de backlink, você vai querer ter certeza de que o link building faz parte de sua estratégia de SEO no futuro.
Se você encontrar backlinks desfavoráveis durante a auditoria de SEO, não se preocupe. Existem maneiras de rejeitar esses links. Mostramos como fazer isso aqui .
Analise suas tags e categorias do WordPress
Suas taxonomias do WordPress – ou seja, tags e categorias – influenciam como seu site aparece nos resultados de pesquisa. Suas postagens de blog, por exemplo, devem estar devidamente posicionadas em suas categorias apropriadas. Cada um também deve conter tags aplicáveis e otimizadas para SEO. Depois de concluir sua pesquisa de palavras-chave para a reformulação da estratégia de SEO, revisite suas categorias e tags não apenas para se certificar de que estão organizadas de maneira adequada, mas também para garantir que estejam otimizadas para as palavras-chave que você está almejando.
Escrevemos um guia detalhado sobre as melhores práticas para blogs e SEO quando se trata de categorias e tags do WordPress. Você pode dar um mergulho mais profundo nisso aqui .
Dê uma olhada em suas meta descrições
Suas meta descrições são fragmentos de texto que aparecem abaixo dos links nos resultados de pesquisa do Google. Quando você insere sua frase-chave de foco na meta descrição e mantém o comprimento de suas descrições médias na faixa de 120-150 caracteres. Meta descrições bem escritas podem gerar mais cliques, e os mecanismos de pesquisa favorecem descrições que são otimizadas com sua palavra-chave SEO principal para a página.
Por exemplo, aqui está a aparência da meta descrição deste artigo. Observe a barra verde abaixo da caixa de texto. É assim que Yoast me informa quando o comprimento da descrição está dentro do intervalo ideal para otimizações.
Se você é um usuário do WordPress, o plugin Yoast SEO ilustrado acima é uma excelente escolha para garantir que você possa editar facilmente essas meta descrições. O Yoast permite que você escreva e ajuste as meta descrições no próprio editor do WordPress, o que as torna fáceis de acessar e ajustar.
Pode ser um erro caro negligenciar suas meta descrições. Se você construiu um grande blog com uma variedade de recursos, mas nunca otimizou as descrições meta, você precisará levar algum tempo para garantir que as palavras-chave escolhidas apareçam nelas. Caso contrário, os mecanismos de pesquisa extrairão o texto de descrição do início de suas postagens.
Página por página, vá até o seu site e examine as meta descrições de cada um. Use o tempo para otimizá-los dentro dos limites de caracteres apropriados e sempre incluindo a palavra-chave principal que você escolheu para o SEO da página. Mantenha as descrições curtas e agradáveis, destilando a cópia até a ideia principal do artigo ou página (ou seja, o que os visitantes do site obterão dela).
Adicionar marcação de esquema para rich snippets
A marcação de esquema pega suas meta descrições otimizadas e as transforma em algo chamado rich snippets . Isso os torna mais atraentes quando aparecem nos resultados da pesquisa. Por exemplo, você pode usar a marcação de esquema para formatar detalhes do evento diretamente na página do mecanismo de pesquisa. Como alternativa, você pode configurá-lo para puxar certas informações de seu conteúdo para a frente da descrição para que os usuários possam ter uma ideia melhor do que você oferece.
Os plug-ins do WordPress , como Rank Math, Yoast e All in One SEO, incluem ferramentas de esquema que tornam esse processo mais fácil. Você também pode usar os campos personalizados do WordPress para fazer isso manualmente. Além disso, escrevemos um tutorial sobre como adicionar marcação de esquema às postagens do seu blog aqui .
Mais maneiras de otimizar seu site após sua auditoria de SEO
Depois de concluir sua auditoria de SEO e saber quais problemas seu site tem, é hora de começar a implementar as mudanças. Além de ajustar sua estratégia de SEO com base em suas descobertas, aqui estão algumas outras maneiras importantes de tornar seu site mais pesquisável:
- Adote a estratégia de priorizar o site mobile , já que 54,8% dos internautas agora acessam a web por meio de um dispositivo móvel. Plataformas como o Divi facilitam a construção de um site WordPress com o uso móvel em mente. A abordagem mobile-first do Google para indexação de pesquisa significa que eles tendem a favorecer a exibição móvel de um site. Por outro lado, a pesquisa do Google penaliza sites que não respondem a vários dispositivos menores do que uma tela de desktop.
- Verifique regularmente o desempenho do seu site por meio do Google Analytics , incluindo o alcance orgânico e a velocidade de carregamento do site, para garantir que tudo esteja funcionando bem.
- Certifique-se de que seus cabeçalhos (como H1, H2 e H3) estejam formatados corretamente . Embora os cabeçalhos possam não parecer grande coisa, eles podem, na verdade, ter uma influência no seu SEO. Uma ferramenta como o Yoast pode ajudá-lo a colocá-los corretamente em seu conteúdo.
- Considere como a pesquisa por voz influencia . Adicionar palavras-chave para pesquisas baseadas em texto e voz à sua estratégia, o que pode envolver a inclusão de mais palavras-chave de cauda longa . Os usuários que utilizam a pesquisa por voz tendem a dizer seus termos de pesquisa de maneiras diferentes do que poderiam digitá-los, portanto, é importante ter uma combinação saudável de palavras-chave e frases.
Conclusão
Realizar uma auditoria de SEO é uma etapa profunda, mas necessária, se você deseja que seu site WordPress seja classificado nas SERPs. A classificação não acontece durante a noite. Pode levar tempo e, de acordo com o Ahrefs, cerca de 60% dos rankings de busca na página um do Google têm na verdade três anos ou mais. Você deve se preparar para o sucesso de SEO o mais cedo possível para se manter à frente da curva.
Recomendamos configurar ferramentas robustas e plug-ins do WordPress para ajudá-lo a cobrir suas bases. Essas ferramentas podem ajudar a posicionar seu site para o sucesso no futuro, porque você precisará realizar uma auditoria de SEO regular para garantir que seu site ainda esteja tendo o melhor desempenho. Torne o processo o mais fácil possível para você agora, para que seja mais fácil auditar novamente em breve.
Imagem em miniatura do artigo por olesia_g / shutterstock.com