(48) 99997-9868 carcasa@carcasa.com.br

O debate para comparar as diferenças e semelhanças entre o ambiente de aprendizado on-line e o tradicional é tão antigo quanto 1999. Afinal, foi quando os institutos começaram a incluir a Internet como um meio para a “educação a distância”. E, embora ainda existam diferenças, devemos perceber que as diferenças estão sendo reduzidas devido às tecnologias emergentes predominantes. Mas como os formatos de aprendizado tradicional e online realmente diferem , e o que você pode esperar de uma transição para o eLearning?

A decisão de estudar on-line ou em um ambiente tradicional não é tão conflitante quanto antes. O aprendizado on-line não é mais o “caminho mais fácil”, como se poderia pensar no passado. De fato, os ambientes de aprendizado on-line são mais rigorosos.

Uma pessoa pode estar fisicamente presente na sala de aula, mas mentalmente ausente, e ninguém saberia. Porém, em um ambiente on-line, especialmente durante discussões ao vivo, cada participante precisa estar presente mentalmente para progredir em direção ao objetivo de aprendizado da discussão. Sem falar no fato de que a maioria dos alunos se expressa melhor na forma de texto do que na forma verbal.

Obviamente, existem muitas outras diferenças entre o ambiente de aprendizado tradicional e o online que serão discutidas neste artigo. Mas essa comparação deve ser enfatizada tanto no instrutor quanto no aluno que está passando de um ambiente de aprendizado tradicional para o eLearning, para permitir que eles sintonizem suas expectativas no ambiente de eLearning.

O aprendizado on-line pode ser síncrono e assíncrono
Atividades síncronas ou LIVE são atividades em tempo real que exigem a presença on-line de todos os alunos e do instrutor. Essas atividades envolvem comentar e formar opiniões sobre um conceito apresentado pelo instrutor. Isso é muito semelhante a uma atividade tradicional de discussão em classe.

O instrutor apresenta uma discussão e os alunos participam do debate. O instrutor também modera e redireciona a conversa para o objetivo desejado. Mas eles não corrigem nenhuma semântica de linguagem usada pelos alunos. Da mesma forma, no ambiente on-line, o instrutor lembra os eLearners a permanecerem no tópico, mas evitam corrigir o idioma digitado.

A diferença nesse aspecto está na capacidade de manter uma discussão semelhante em um ambiente assíncrono . Alunos e instrutores efetuam login conforme sua conveniência e adicionam seus comentários (de acordo com a rubrica de comentários). O instrutor e os colegas fornecem feedback sobre sua própria programação. Isso cria um ambiente de aprendizado individualizado . Portanto, não se trata mais de quem sabe mais no momento atual, e sim de quem se preparou mais para um determinado momento.

Esse formato é altamente favorável para alunos adultos que fazem malabarismos com trabalho e em casa e desfrutam da flexibilidade de enviar suas opiniões on-line. A qualidade da discussão também pode ser maior do que a discussão ao vivo, simplesmente pelo fato de revelarmos mais e formarmos melhores idéias quando escrevemos.

É necessária uma maior dose de autodireção e disciplina para uma educação on-line bem-sucedida. Essas características podem ser instiladas ou estimuladas no aluno por meio de vários tutoriais de desenvolvimento pessoal. O aluno detém maior responsabilidade em relação à sua aprendizagem. Eles estão conscientes de seu horário e horário e tentam cumprir os prazos para os quais se inscreveram, aceitando o curso.

Um ambiente de aprendizado tradicional, por outro lado, não exige um grau semelhante de autodisciplina, nem é flexível em termos de prazos e horários das reuniões das aulas.

O aprendizado on-line tem maiores requisitos de leitura
Muito é dito e feito em uma sala de aula tradicional através da linguagem, expressões faciais e linguagem corporal. Para compensar essas pistas e idéias, os cursos on-line têm maiores requisitos de leitura .

É seguro projetar que o ambiente de aprendizado on-line é um ambiente de leitura 100%. Primeiro, o instrutor publica uma lição e leituras relacionadas. Além disso, a tarefa tem mais orientações e um prazo a cumprir. Quanto aos alunos, eles concluem a tarefa e a enviam para o sistema de gerenciamento de aprendizagem.

Por outro lado, um ambiente tradicional tem uma palestra em andamento que é gravada por meio de notas. As apresentações também podem ser feitas face a face. Mas em um ambiente de eLearning, leitura e escrita são as principais atividades. O polimento das habilidades de escrita é obrigatório em um empreendimento online. Além disso, interagir com colegas e um instrutor requer habilidades de escrita emocional que retratam a mensagem com a maior precisão possível.

Uma consideração particular nessa configuração é a qualidade e o tempo de resposta para o feedback dado pelos instrutores . Em um cenário tradicional, o feedback é rápido. Mas em uma configuração online, o feedback pode levar pelo menos 24 horas. Esse tempo de atraso pode ser reduzido se o instrutor permitir que pelo menos 4 colegas comentem uma tarefa. O instrutor fornece feedback no final e, dessa forma, o aluno sente um maior senso de apoio da comunidade.

O aprendizado on-line requer alfabetização digital
Um ambiente de sala de aula tradicional exige presença física e habilidades de comunicação. Mas um ambiente on-line requer conhecimento técnico . Os alunos devem poder navegar, avaliar e criar informações usando uma variedade de tecnologias. Eles devem poder usar o software básico de processamento numérico e de palavras.

Embora isso não signifique que o aluno deva ser fluente em linguagens de programação, é necessário que ele se adapte prontamente às tendências emergentes de aplicativos e gerenciamento de informações.

Uma estratégia útil para o instrutor on-line é fornecer tutoriais sobre como usar uma ferramenta de tecnologia emergente necessária para criar uma tarefa.
O instrutor também pode oferecer várias opções de software para escolher, a fim de criar a tarefa.

Os alunos on-line de sucesso são preparados para o ambiente técnico dinâmico e se esforçam para aprimorar seus conhecimentos no uso de ferramentas técnicas.

Uma ótima maneira de introduzir tecnologia em um ambiente online é criar uma página de mídia social para o curso. O instrutor pode, por exemplo, criar uma página no Facebook do curso e convidar todos os alunos como “amigos”. Isso quebrará o gelo da tecnologia para os alunos menos confiantes e os encorajará a colaborar livremente com os colegas. Além disso, os introvertidos no curso poderão expressar idéias melhor em comparação com um cenário tradicional de rede.

Não se esqueça de que a melhor coisa sobre colaboração on-line é o grande volume de colegas que podem ser contatados para obter opiniões e feedback .

O instrutor se torna um mentor no aprendizado on-line
Em uma sala de aula tradicional, o instrutor é uma autoridade dominante, o sabe-tudo, aquele que lidera o processo de aprendizagem. Em uma sala de aula on-line, no entanto, essa autoridade muda para um mentor que orienta ao lado.

A supervisão reduzida do instrutor leva ao aumento da autonomia do aluno, e não vamos esquecer que o aprendizado on-line tem tudo a ver com aprendizado individualizado . Essa é a principal diferença e vantagem do eLearning versus o aprendizado tradicional. O aluno experimenta uma instrução individualizada e personalizada que não é possível no ambiente tradicional. Uma mudança de um ambiente centrado no currículo para um ambiente centrado no aluno faz do eLearning uma proposta vencedora.

O eLearning apresenta inúmeras vantagens sobre os formatos tradicionais de treinamento. Esse fato é ainda mais verdadeiro para profissionais ocupados, pressionados por tempo e responsabilidades.

Com a cultura sempre ligada e sempre conectada pela maioria das empresas, o aprendizado on-line logo se tornará o método padrão de aprendizado.

Loading