(48) 99997-9868 carcasa@carcasa.com.br

Entenda a importância de ter um site responsivo para sua empresa!

dez 9, 2022 | Blog

Um site responsivo são os tipos de sites que se adaptam ao layout da tela em que são exibidos, como celulares e tablets, permitindo que o conteúdo se adapte a qualquer ferramenta que o usuário esteja utilizando para visualizá-lo.

Além disso, é capaz de expandir a página, garantindo a visualização dos detalhes por meio do zoom. No entanto, para criá-lo, é necessário adaptar a página a um site responsivo, o que inclui:

  • Alterações de layout;
  • Destaque das principais configurações de acesso;
  • Mudanças de imagem e cor;
  • Aumente o espaçamento entre os links.

Fazer essas mudanças é fundamental, pois cada vez mais pessoas usam o celular como meio de acesso a sites, compras online e uso geral, exigindo adaptação das redes.

Além disso, torna-se uma opção muito viável porque as empresas precisam de versões móveis de seus sites, mas criar um site desse tipo e outro para desktop pode ser uma despesa desnecessária de trabalho extra.

Por exemplo, se uma companhia de demolição casas antigas criar um site responsivo, ela não precisará analisar duas páginas fisicamente estruturadas e seus resultados, o que dá muito trabalho e pode ser facilmente substituído por uma página flexível.

O que significa ter um site responsivo?

À medida que mais e mais pessoas usam smartphones e tablets para realizar tarefas que antes só eram possíveis em computadores, torna-se cada vez mais importante criar um site que funcione em várias plataformas e atenda às necessidades e demandas dos clientes.

Nesse contexto, um site responsivo é uma abordagem para projetar e codificar um site para que ele forneça uma experiência de navegação privilegiada em uma variedade de dispositivos, de telefones celulares a computadores de mesa.

Então, se um chaveiro veicular 24h quiser aumentar o número de contratações e procura por seu serviço, deve contar com um site que responda bem em vários tipos de dispositivos, assim, mais pessoas poderão encontrar este serviço e navegar pelo site de forma fluida.

Isso tudo graças ao design responsivo, que reconhece a largura de cada dispositivo e assim ajusta a página a ser exibida. Garante o uso ideal da tela e do espaço disponível no site.

Para fazer isso, é imprescindível otimizar o tamanho das imagens, fontes e outros elementos para que mantenham suas proporções, não importa qual dispositivo o usuário esteja usando.

Portanto, quando alguém abrir um site no telefone e as letras estiverem minúsculas ou distorcidas, significa que ele não é responsivo.

Quando um usuário entra no site de uma empresa de medicina do trabalho e tem uma boa experiência de navegação, além de criar uma percepção positiva, ele pode recomendar o site. Dito isso, sites responsivos também são responsáveis ​​por gerar mais conversões.

Sites responsivos e sites não responsivos

Projetar um site responsivo e voltado para dispositivos móveis força os designers a fazer muitas perguntas importantes porque há menos espaço disponível na tela. Esta é a principal mudança em relação à criação de sites tradicionais.

No entanto, quando se trata de capacidade de resposta, as pessoas tendem a confundir sites móveis e sites responsivos como se fossem a mesma coisa. A verdade é que não, eles não são os mesmos.

Apesar de adaptarem a página para produzir uma melhor experiência de visualização em outros dispositivos, existem diferenças entre eles.

Como dito anteriormente, um site responsivo é aquele que consegue se adaptar a qualquer tipo de tela, inclusive a dos smartphones, dentro de uma única estrutura.

Por que ter um site responsivo?

Quando uma empresa de transporte que entrega encomenda mesmo dia, por exemplo, criar um site responsivo, não só o serviço de qualidade fica evidente, mas também a experiência que os usuários têm com a marca.

Sendo assim, é possível concluir que na conjuntura atual, os sites responsivos tornaram-se uma realidade imprescindível para as empresas, mas as razões de sua importância incluem vários outros pontos, alguns dos quais listados abaixo:

Evolui a experiência do usuário

A importância dessa ferramenta surge porque à medida que o marketing digital se expande, a experiência do consumidor deve ser valorizada e não apenas a compra de um produto ou serviço.

Ela precisa abranger fatores maiores, como a comunicação entre o consumidor e a própria empresa, e a impressão que ela pode causar por meio de diversos meios de contato.

Vale ressaltar que no que diz respeito ao marketing digital, o usuário precisa tomar decisões que aumentem a proximidade entre ele e as empresas que consome e peça algo em troca para gerar uma relação de confiança.

Nesse sentido, as marcas precisam ter canais de comunicação bem desenvolvidos, seja por meio de aplicativos ou redes sociais, mas não sem um site de qualidade.

Por isso, um site responsivo se torna tão importante, pois garante uma navegação de alta qualidade pelas páginas da web, graças à sua adaptabilidade a qualquer dispositivo eletrônico.

Isso porque quando um cliente deseja comprar um produto ou serviço, ele escolherá um produto ou serviço que possa comprar de maneira fácil e conveniente, é um site responsivo pode fornecê-lo.

Por exemplo, se um usuário deseja saber mais sobre afastador labial clareamento, a primeira ação é pesquisar no celular e escolher uma empresa que possa fornecer esse serviço.

Caso contrário, ao invés de procurar por um computador, há mais chances de escolher um concorrente que possua um site com experiência mais adequada.

Reduz a taxa de rejeição

Sites responsivos são criados para conseguir reduzir o número de usuários que visitam a página e saem dela sem nenhuma intenção ou interação. Portanto, este tópico está relacionado à experiência do usuário no processo.

Isso porque se um usuário não responder bem ao entrar em uma página, há grandes chances de ele fechar a página e abandonar a interação ou a compra em geral, tornando-o mais propenso a escolher uma empresa concorrente.

Ou seja, se um usuário procurar por uma loja de persiana rolo para varanda e encontrar uma página acessível e útil, ele decidirá comprar dessa empresa ao invés de buscar opções concorrentes.

Mais compartilhamento

Como já se sabe, as redes sociais são um fator cotidiano na vida de todos os consumidores, um site responsivo ajuda a compartilhar essas páginas nas redes sociais, pois podem ser acessadas por meio de celulares e dispositivos móveis.

Quando a experiência de navegação do usuário via mobile é mais funcional, são maiores as chances dos usuários conseguirem compartilhar páginas nessas plataformas por já estarem conectados.

Por exemplo, se um usuário visita uma página de forro de drywall para quarto e gosta da experiência no celular, pode compartilhá-la nas redes sociais sem nenhum problema, dando a conhecer a empresa e aumentando as vendas. 

Maior taxa de conversão

Como é possível observar, usar um site responsivo tem potencial para aumentar as vendas, mas também a taxa de conversão de visitantes em leads para uma empresa, já que isso pode ser feito a partir de dispositivos móveis.

Isso porque se a rede social for utilizada para as páginas que vendem cortina de vidro em apartamento, ela permite que o usuário navegue por elas, consiga ver um link, tenha certeza de que nada está fora do lugar ou não convertido na página.

Vantagens de um site responsivo

Como foi citado anteriormente, um site responsivo pode ajudar empresas de diversos segmentos a terem mais resultados.

Além disso, os sites responsivos melhoram não só a experiência do usuário, mas também diversos outros pontos como:

  • Aumento de vendas;
  • Melhoria de SEO;
  • Plataforma otimizada para uso mobile;
  • Carregam mais rápido;
  • Estabelecer presença online;
  • Conseguir mais propaganda com menores investimentos;
  • Reforçar campanhas publicitárias;
  • Aumentar as ferramentas de vendas.

Portanto, é possível concluir que um site responsivo pode ajudar qualquer tipo de negócio a ter um crescimento exponencial online e obter mais resultados com a implementação de diversas estratégias de marketing.

Considerações finais

Em suma, tanto uma empresa de decoração quanto uma empresa profissional de contabilidade, implemente a utilização de um site que responda ao dia-a-dia da corporação porque oferece múltiplos benefícios.

Um site responsivo consegue adaptar a empresa às novas tendências do mercado tecnológico, atuais e futuras. No entanto, é fundamental considerar algumas das ações que implementa.

Nem sempre funções demais são uma boa ideia em um site que precisa ser responsivo. É imprescindível sempre levar em consideração o que é realmente essencial para um site ser funcional e ao mesmo tempo responsivo.

Dessa forma, cabe às empresas analisarem de perto se o site de sua organização é responsivo e se caso for preciso, implementar os ajustes necessários para melhorar a navegabilidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Loading